O EVANGELHO DO DIA

Página 38 de 40 Anterior  1 ... 20 ... 37, 38, 39, 40  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O EVANGELHO DO DIA

Mensagem  Luiz em Sab 28 Maio 2016 - 13:17

EVANGELHO DE HOJE 28 de MAIO DE 2016

Evangelho de hoje: Mc 11,27-33

8ª Semana do Tempo Comum

Andando Jesus pelo templo, acercaram-se dele os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos, e perguntaram-lhe: "Com que direito fazes isto? Quem te deu autoridade para fazer essas coisas?”. Jesus respondeu-lhes: "Também eu vos farei uma pergunta; respondei-ma, e vos direi com que direito faço essas coisas. O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”. E discorriam lá consigo: "Se dissermos: Do céu, ele dirá: Por que razão, pois, não crestes nele? Se, ao contrário, dissermos: Dos homens, tememos o povo”. [...] Responderam a Jesus: "Não o sabemos” –. "E eu tampouco vos direi” – disse Jesus – "com que direito faço essas coisas
”.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Dom 29 Maio 2016 - 13:16

EVANGELHO DE HOJE 29 de MAIO DE 2016

Evangelho de hoje: Lc 7,1-10

9ª Semana do Tempo Comum

Tendo Jesus concluído todos os seus discursos ao povo que o escutava, entrou em Cafarnaum. Havia lá um centurião que tinha um servo a quem muito estimava e que estava à morte. Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, rogando-lhe que o viesse curar. [...] Jesus então foi com eles. E já não estava longe da casa, quando o centurião lhe mandou dizer por amigos seus: "Senhor, não te incomodes tanto assim, porque não sou digno de que entres em minha casa; por isso, nem me achei digno de chegar-me a ti, mas dize somente uma palavra e o meu servo será curado. Pois também eu, simples subalterno, tenho soldados às minhas ordens; e digo a um: Vai ali! E ele vai; e a outro: Vem cá! E ele vem; e ao meu servo: Faze isto! E ele o faz”. Ouvindo essas palavras, Jesus ficou admirado. E, voltando-se para o povo que o ia seguindo, disse: "Em verdade vos digo: nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. Voltando para a casa do centurião os que haviam sido enviados, encontraram o servo curado
.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Seg 30 Maio 2016 - 12:06

EVANGELHO DE HOJE 30 de MAIO DE 2016

Dia Litúrgico: Segunda-Feira, 30 de Maio

Evangelho de hoje: Mc 12,1-12

9ª Semana do Tempo Comum

"Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, edificou uma torre, arrendou-a a vinhateiros e ausentou-se daquela terra. A seu tempo, enviou aos vinhateiros um servo, para receber deles uma parte do produto da vinha. Ora, eles prenderam-no, feriram-no e reenviaram-no de mãos vazias. [...] Restava-lhe ainda seu filho único, a quem muito amava. Enviou-o [...] Os vinhateiros, porém, disseram uns aos outros: Este é o herdeiro! Vinde, matemo-lo e será nossa a herança! Agarrando-o, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. Que fará, pois, o senhor da vinha?”.

Comentário

Nesta parábola, descreve-se todo o arco da história da salvação. A vinha serve para dar-nos uma imagem concreta de Israel; a infidelidade do povo, representado pelos vinhateiros, é condenada pelos profetas, que são encarnados pelos servos do patrão da vinha, o qual é o próprio Deus. No Filho que ele envia por último se intui a figura de Cristo morto e sepultado fora da área da vinha, isto é, de Jerusalém. Mas a história da salvação não se conclui aqui. Deve surgir também a nova era com um povo fiel que provém de todas as nações: são os novos vinhateiros que representam o Israel de Deus, a Igreja.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Ter 31 Maio 2016 - 12:10

EVANGELHO DE HOJE 31 de MAIO DE 2016

Evangelho de hoje: Lc 1,39-56

9ª Semana do Tempo Comum - Visitação de N. Senhora a Isabel (F.)

Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria [...] E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”. E Maria disse: "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva”
.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Qua 1 Jun 2016 - 13:09

EVANGELHO DE HOJE 01 de Junho DE 2016

Evangelho de hoje: Mc 12,18-27

9ª Semana do Tempo Comum

"Havia sete irmãos; o primeiro casou e morreu sem deixar descendência. Então, o segundo desposou a viúva, e morreu sem deixar posteridade. [...] Na ressurreição, a quem desses pertencerá a mulher?”. [...] Jesus respondeu-lhes: "Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. Na ressurreição dos mortos, os homens não tomarão mulheres, nem as mulheres, maridos, mas serão como os anjos nos céus. Mas, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes no livro de Moisés como Deus lhe falou da sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Ex 3,6)? Ele não é Deus de mortos, senão de vivos
.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Qui 2 Jun 2016 - 12:48

EVANGELHO DE HOJE 02 de Junho DE 2016

Evangelho de hoje: Mc 12,28b-34

9ª Semana do Tempo Comum

"Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. Jesus respondeu-lhe: "O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor; amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe”. Disse-lhe o escriba: "Perfeitamente, Mestre, disseste bem que Deus é um só e que não há outro além dele. E amá-lo de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios
”.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Sex 3 Jun 2016 - 12:08

EVANGELHO DE HOJE 03 de Junho DE 2016

Evangelho de hoje: Lc 15,3-7

9ª Semana do Tempo Comum

"Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E, depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Sab 4 Jun 2016 - 13:10

EVANGELHO DE HOJE 04 de Junho DE 2016

Evangelho de hoje: Lc 2,41-51

9ª Semana do Tempo Comum - Imaculado Coração de Maria

Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. [...] Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. [...] E sua mãe disse-lhe: "Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”. [...] Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração
.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Dom 5 Jun 2016 - 12:53

EVANGELHO DE HOJE 05 de Junho DE 2016

Evangelho de hoje: Lc 7,11-17

10º Domingo do Tempo Comum

No dia seguinte, dirigiu-se Jesus a uma cidade chamada Naim. Iam com ele diversos discípulos e muito povo. Ao chegar perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto a ser sepultado, filho único de uma viúva; acompanhava-a muita gente da cidade. Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: "Não chores!”. E, aproximando-se, tocou no esquife, e os que o levavam pararam. Disse Jesus: "Moço, eu te ordeno, levanta-te”. Sentou-se o que estivera morto e começou a falar, e Jesus entregou-o à sua mãe. Apoderou-se de todos o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: "Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo”
.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Seg 6 Jun 2016 - 12:54

EVANGELHO DE HOJE 06 de Junho DE 2016

Evangelho de hoje: Mt 5,1-12

10ª Semana do Tempo Comum

"Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! [...] Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Ter 7 Jun 2016 - 11:44

EVANGELHO DE HOJE 07 de Junho DE 2016

Evangelho de hoje: Mt 5,13-16

"Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus”.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Qua 8 Jun 2016 - 12:41

EVANGELHO DE HOJE 08 de Junho DE 2016

Evangelho de hoje: Mt 5,17-19

"Não julgueis que vim abolir a Lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um iota (menor letra do alfabeto hebraico), um traço da Lei. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos Céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos Céus”
.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Qui 9 Jun 2016 - 13:12

EVANGELHO DE HOJE 09 de Junho DE 2016

Evangelho de hoje: Mt 5,20-26 ou Jo 17, 11b.17-23

"Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus”. "Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. [...] Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta”.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Sex 10 Jun 2016 - 12:05

EVANGELHO DE HOJE 10 de Junho DE 2016

Evangelho de hoje: Mt 5,27-32

"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher já adulterou com ela em seu coração. [...] Foi também dito: Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério”.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Sab 11 Jun 2016 - 13:15

EVANGELHO DE HOJE 11 de Junho DE 2016

Evangelho de hoje: Mt 10,7-13

"Por onde andardes, anunciai que o Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai! Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento. Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida. Entrando numa casa, saudai-a: Paz a esta casa
.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Dom 12 Jun 2016 - 13:38

EVANGELHO DE HOJE 12 de Junho DE 2016

Evangelho de hoje: Lc 7,36–8,3

11º Domingo do Tempo Comum

Um fariseu convidou Jesus a ir comer com ele. Jesus entrou na casa dele e pôs-se à mesa. Uma mulher pecadora da cidade, quando soube que estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro cheio de perfume; e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois, suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume. Ao presenciar isso, o fariseu, que o tinha convidado, dizia consigo mesmo: "Se este homem fosse profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que o toca, pois é pecadora”. [...] E voltando-se para a mulher, disse a Simão: "Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para lavar os pés; mas esta, com as suas lágrimas, regou-me os pés e enxugou-os com os seus cabelos. Não me deste o ósculo; mas esta, desde que entrou, não cessou de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta, com perfume, ungiu-me os pés. Por isso, te digo: seus numerosos pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor. Mas ao que pouco se perdoa, pouco ama”
.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Seg 13 Jun 2016 - 12:23

Evangelho do dia 13 de Junho de 2016

Evangelho de hoje: Mt 5,38-42

11ª Semana do Tempo Comum

"Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado”
.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Ter 14 Jun 2016 - 12:50

Evangelho do dia 14 de Junho de 2016

Evangelho de hoje: Mt 5,43-48

"Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons [...] Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isso também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito”
.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Qua 15 Jun 2016 - 13:06

Evangelho do dia 15 de Junho de 2016

Evangelho de hoje: Mt 6,1-6.16-18

"Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. [...] Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará”
.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Qui 16 Jun 2016 - 13:35

Evangelho do dia 16 de Junho de 2016

Evangelho de hoje: Mt 6,7-15

"Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. [...] Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará”
.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Sex 17 Jun 2016 - 13:05

Evangelho do dia 17 de Junho de 2016

Evangelho de hoje: Mt 6,19-23

"Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração. O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!”.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Sab 18 Jun 2016 - 13:13

Evangelho do dia 18 de Junho de 2016

Evangelho de hoje: Mt 6,24-34

"Eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. [...] Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? [...] São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Dom 19 Jun 2016 - 14:09

Evangelho do dia 19 de Junho de 2016

Evangelho de hoje: Lc 9,18-24

12º Domingo do Tempo Comum

Num dia em que ele estava a orar a sós com os discípulos, perguntou-lhes: "Quem dizem que eu sou?”. Responderam-lhe: "Uns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros pensam que ressuscitou algum dos antigos profetas”. Perguntou-lhes, então: "E vós, quem dizeis que eu sou?”. Pedro respondeu: "O Cristo de Deus”. Ordenou-lhes energicamente que não o dissessem a ninguém. Ele acrescentou: "É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia”. Em seguida, dirigiu-se a todos: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Porque, quem quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, irá salvá-la”
.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Seg 20 Jun 2016 - 13:02

Evangelho do dia 20 de Junho de 2016

Evangelho de hoje: Mt 7,1-5

12ª Semana do Tempo Comum

"Não julgueis, e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos. Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão”.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Ter 21 Jun 2016 - 12:52

Evangelho do dia 21 de Junho de 2016

Evangelho de hoje: Mt 7,6.12-14

12ª Semana do Tempo Comum

"Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem. Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a Lei e os profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram”
.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 38 de 40 Anterior  1 ... 20 ... 37, 38, 39, 40  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: