MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  Reikiana em Sab 30 Out 2010 - 21:14

Furacão Tomas atinge o leste do Caribe e preocupa o Haiti.

Por Robert Edison Sandiford

BRDGETOWN, 30 de outubro - (Reuters) - Com chuva e vento, o furacão Tomas atingiu as ilhas do leste do Caribe neste sábado, arrancando telhados e derrubando árvores e linhas de energia, numa trilha em direção ao oeste, no que pode representar um risco para o Haiti a partir da semana que vem.

Tomas, que é o 12 furacão da estação de furacões do Atlântico desse ano, danificou casas, derrubou linhas de energia e bloqueou algumas estradas em St. Lucia e St. Vincent, de acordo com relatos dos moradores. Não há relatos imediatos de mortes.

Com ventos de até 120 Km por hora, Tomas é um furacão de categoria 1 de acordo com a escala Saffir-Simpson, de acordo com o (Órgão Nacional de Furacões) National Hurricane Center dos EUA.

Às 14h (horário local), o furacão Tomas foi localizado a 15km ao nordeste de St. Lucia, indo em direção ao leste do mar do Caribe Oriental, segundo informações do centro de furacões.

Previsões mostravam que Tomas estava se fortalecendo numa trilha que o levaria ao sul da República Dominicana e do Haiti, como um furacão de categoria 3 ou 4, com ventos maiores do que 178km por hora, até meados da semana que vem
avatar
Reikiana

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Sex 5 Nov 2010 - 23:04

Clima feroz: Amazonas enfrenta pior seca dos últimos 47 anos

A maior vazante histórica do Rio Negro desde 1963 reflete a pior seca que o Amazonas já enfrentou em 47 anos. Após registrar a maior cheia em julho do ano passado atingindo 29,77 metros no porto de Manaus, o nível do Negro desceu até a marca de 13,63 metros no último dia 24 de outubro, evidenciando o grave quadro de estiagem na região. A cota de alerta do Rio é determinada, para baixo ou para cima, quando o nível chega a 15,86 metros.


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que é responsável pelo monitoramento do sistema Solimões/Negro/Amazonas em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) acompanha a evolução das cheias e vazantes na Amazônica Ocidental. Segundo o órgão, não se via uma situação assim desde 1902, ano em que começaram as medições.

Segundo último levantamento da Defesa Civil do Estado, a seca atinge mais de 62 mil famílias em todo o Estado do Amazonas e 40 municípios decretaram situação de emergência. Com afluentes e rios completamente secos, algumas comunidades estão totalmente isoladas. Das cinquenta escolas ribeirinhas de Manaus, metade teve as aulas suspensas no segunda quinzena de outubro por falta de condições de transporte.



A diminuição das águas dos grandes rios que cortam o Amazonas já preocupava desde o começo de outubro, quando a medição do Rio Solimões, em Tabatinga, foi a mais baixa desde 2005.

Os Institutos de Meteorologia ressaltam que estamos em ano de La Ninã, e portanto, a chuva abundante pode demorar mais para chegar. Normalmente, a chuva no Amazonas volta ser mais frequente no fim de novembro e durante o mês de dezembro. Nos últimos dias, o nível do Rio Negro subiu um pouco na medição no porto de Manaus, mas ainda está longe de uma recuperação.


Fotos: No topo, a comparação da maior cheia do Rio Negro registrada no porto de Manaus em 2 de julho de 2009 e da maior vazante da história registrada em 24 de outubro deste ano. Na sequência, gráfico mostra as maiores vazantes do Rio Negro em Manaus, com destaque para os anos de 1997 e 2010. Crédito: Serviço Geológico do Brasil (CPRM).


Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/clima.php?posic=dat_20101102-080129.inc


avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  Reikiana em Sab 6 Nov 2010 - 0:40

Chegando heim Buscador .... lol!

Seja bem vindo nessa re-união.

Bom fim de semana,
Reikiana
avatar
Reikiana

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Sab 6 Nov 2010 - 21:19

É isso mesmo Reikiana, vamos retomando as postagens aos trancos e barrancos após a eleição, eita semana danada de baixa vibração que passei sem internet, a pressão arterial deu uma subida e muitos pesadelos nas últimas madrugadas atingindo o lado psicossomático da gente, opa, vou parando por aqui para não desanimar o pessoal na transição planetária que estamos passando.
Até mais!
Buscador se recuperando alien

Noviembre 6, 2010
Lo accesorio sigue el régimen de lo principal

La erupción del Merapi causa unos 100 muertos en Indonesia


Una nueva erupción del volcán Merapi causó ayer al menos 69 muertos en Indonesia. El volcán, el más inestable del país asiático, ya había provocado una treintena de muertos el 26 de octubre, lo que deja la factura mortal rondando el centenar. La cifra subirá con seguridad porque los equipos de rescate aún no han alcanzado aldeas en llamas o enterradas en ceniza.

El volcán entró en erupción en la medianoche del jueves y hasta primeras horas de la mañana lanzó espesas cortinas de ceniza y lava. La mayoría de las víctimas mortales se localizan en la localidad de Bronggang, a 15 kilómetros del Merapi. Los soldados en labores de rescate ya han recogido 58 cuerpos de casas humeantes y calles cubiertas con un manto blanco de ceniza de 30 centímetros. Muchos perecieron carbonizados, sin tiempo a reaccionar después del enorme trueno que inició la erupción.

GASES TÓXICOS / Otros murieron a causa de la concentración de gases tóxicos. Docenas de heridos fueron conducidos a los refugios envueltos en sábanas fundidas a su piel por las temperaturas de 750 grados de las nubes de gases. El mayor peligro viene de las corrientes de lava que se tragan todo a su paso, y que por las laderas del monte caían a 100 kilómetros por hora.

La erupción provocó escenas de pánico entre la población. «Vi a gente corriendo, gritando en la oscuridad, mujeres tan asustadas que caían inconscientes», dijo un superviviente. Ayer gran parte de la población huía a pie o en moto del lugar, mientras mujeres y niños se alejaban en camiones militares.

Las autoridades aumentaron ayer el perímetro de seguridad de 15 a 20 kilómetros y ordenaron abandonar el área a todos los residentes.

AGRICULTORES / En las fértiles laderas del volcán Merapi vive un gran número de agricultores. Unos 100.000 evacuados permanecen estos días en refugios, la mayoría en Yogyakarta. Algunos han tenido que ser conducidos a la fuerza. Otros regresan por la noche para cuidar sus tierras o alimentar a los animales.

El volcán Merapi (Montaña de Fuego, en idioma javanés), de 2.911 metros de altura, provoca cíclicas desgracias. La erupción de ayer fue seis veces más fuerte que la ocurrida dos semanas atrás. Según los expertos, también supera a la de 1930, cuando 1.300 personas murieron y docenas de aldeas desaparecieron bajo la lava. Los vulcanólogos reconocen la imposibilidad de prever la actividad del volcán, aunque no descartan que pueda seguir durante meses. Pero creen que no debería haber más víctimas si se respetan las normas.

La primera erupción de octubre coincidió con un tsunami, provocado por un terremoto de 7,7 grados, que mató a 428 personas y dejó sin hogar a más de 15.000. Otras 74 personas siguen desaparecidas, probablemente muertas.

El archipiélago indonesio está sobre el llamado «anillo de fuego», una zona de abundante actividad sísmica. De los 400 volcanes indonesios, 129 permanecen activos.



Kristen Neiling
Dirección y Producción
Agencia CPl.News ®️
www.thecamino.com.ar
"el día después de mañana", es hoy
avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Sab 6 Nov 2010 - 21:32

05/11/2010
Vendaval atinge 79,9 km/h em Campina Verde (MG)


O rápido deslocamento de uma área de baixa pressão em níveis médios da atmosfera, algo em torno de 5 mil metros de altitude, chamado na meteorologia de cavado, desencadeou a formação de inúmeras áreas de chuva nesta sexta-feira em parte de Minas Gerais. Além de chuva e raios, vários pontos registraram ventania, com rajadas superiores a 70 km/h. Estações meteorológicas automáticas operadas pelo INMET registraram rajada máxima de vento de 60,8 km/h em Uberlândia, 69,1 km/h em Patrocínio e 79,9 km/h em Campina Verde.

(Fonte: De olho no tempo)

http://www.deolhonotempo.com.br/?id=81-10250
avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Dom 7 Nov 2010 - 14:26

---
GRIFO MEU :
Profecias Cherokee
http://midiaeprofecia.blogspot.com/2007/10/profecias-cherokee.html

O Grande Espírito sacudiu a Terra por duas vezes, a primeira e a segunda guerra
mundial, para nos lembrar que somos uma família humana, para nos lembrar que
devemos tratar-nos, a cada um, como irmãos e irmãs.

Nós tivemos a chance, no início de cada sacudida, de nos reunirmos em círculo
para trazermos a paz a Terra, e as desperdiçamos.

Esta noite eles estão novamente falando sobre notícias dos sinais da terceira
sacudida da Terra.

Eles disseram que vão construir o que os anciãos chamam de "casa nos céus". Nos
anos de 1950, eles disseram sobre isso "eles construirão uma casa através do
céu. Quando vocês virem pessoas vivendo nos céus em locais permanentes, vocês
saberão que o Grande Espírito está próximo de sacudir a Terra, e desta vez não
com uma mão, mas com ambas as mãos".

Quando esta casa estiver no céu, o Grande espírito sacudirá a Terra pela
terceira vez, e é possível que a "abóbora de cinzas" caia sobre eles, ela cairá.
---

Estação espacial completa 10 anos

---
Há uma década, astronautas chegavam ao maior veículo orbital já construído
---
O Estado de S.Paulo
TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101031/not_imp632428,0.php



Da Terra, há pouco para ver, mas de perto o local ganha uma forma mais complexa:
um casco brilhante de tubos interligados e treliças de metal sustentadas por
gigantescos painéis em forma de asas. Com o espaço interno de uma casa de cinco
dormitórios, ali se encontram os ambientes de convivência mais extremos que já
se construiu. O que parece uma estrela nos céus é o reflexo da luz solar na
Estação Espacial Internacional (ISS).

Na próxima semana, a Nasa comemorará dez anos de vida no maior veículo espacial
orbital já construído (os primeiros residentes chegaram em 2 de novembro de
2000), mas pouco menos de 200 pessoas conheceram a vida a bordo dele. "Mal
consigo acreditar no que vi", diz Piers Sellers, astronauta da mais recente
missão à estação. "Toda hora ela volta nos meus sonhos."

As filmagens de astronautas dando cambalhotas e caçando comida pelo ar faz
parecer que a estação espacial está flutuando, livre da influência da gravidade.
Nada poderia estar mais errado. O posto avançado orbital - todas suas 450
toneladas - está caindo na Terra e se espatifaria nela se não estivesse se
movendo com velocidade para manter uma curva suave em torno do planeta.

A viagem. Chegar à estação espacial leva dois dias. A estação voa a uma altitude
de 354 quilômetros (mais de 30 vezes a altitude de um avião, a uma velocidade de
27,5 mil km/h). O ônibus se aproxima da estação por baixo e dá um cambalhota
para trás. A tripulação tira fotos, que são examinadas em busca de rachaduras e
furos - danos provocaram a destruição do ônibus Columbia em 2003.

A cautela se justifica pelos valores: US$ 1,7 bilhão para um ônibus espacial e
US$ 100 bilhões para a estação. "Você vê aqueles rostos pálidos excitados por
nos ver. Às vezes, passaram-se meses desde a última vez que viram alguém de
fora", diz Sellers.

O espaço. Ao todo, o espaço vital na estação é o equivalente a uma vez e meia o
de um Boeing 747. Instalações de armazenamento, laboratórios e salas se projetam
desse tubo para dar aos astronautas espaços para fazerem suas tarefas,
experiências e operar os dois braços robóticos da estação. Aparafusada na
estação está uma enorme estrutura com 16 painéis solares para fornecer energia
elétrica.

A estação tem uma tripulação de seis pessoas. Há uma arte sutil em se movimentar
sem se chocar com tudo, arrancando computadores, equipamentos e outros objetos
presos por almofadas de velcro. A higiene pessoal é obrigatória, mas as
condições de falta de gravidade tornam o banho uma coisa delicada. Gotículas de
água pode causar sufocamento se forem inaladas e podem provocar curto-circuito
em equipamentos, por isso muitos usam lenços úmidos.

Sabe-se de tripulações exclusivamente masculinas que se despiam e se esfregavam
em massa. Lavar o cabelo é espinhoso. Os homens recebem cortes de cabelo
escovinha antes de uma missão. Mesmo Sunita Williams, que passou 195 dias na
estação - um recorde feminino -, teve seu cabelo preto cortado. "Lavar era
demorado", diz ela. Usar o vaso sanitário também exigia uma certa prática, mas
isso ficou menos traumático depois do redesenho que substituiu sacos plásticos
por um vaso com sistema de sucção, como os usados em aviões. A urina dos
astronautas é reciclada para consumo.

A rotina. A estação espacial leva uma hora e meia para circundar o planeta - são
16 voltas por dia. Um esquema de janelas vedadas e horários para dormir é
imposto pelos controladores da missão. As tripulações são despertadas por música
acionada pela Nasa. Cada dia, a trilha é dedicada a um astronauta e escolhida
por sua esposa ou algum colega.


avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Qua 10 Nov 2010 - 23:32

Moscou registra novo recorde de calor: 13°C

do UOL Notícias
http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2010/11/10/moscou-registra-novo-rec\
orde-de-calor-13c.jhtm

MOSCOU, 10 Nov 2010 (AFP) -A capital russa registrou nesta quarta-feira a
temperatura mais alta de sua história para um mês de novembro, quando os
termômetros de Moscou marcaram 13 graus centígrados, segundo o serviço
meteorológico local.

Durante o verão (no hemisfério norte), a Rússia já havia sofrido com uma onda de
calor sem precedentes.

"Ao meio-dia (07H00 de Brasília), a temperatura era de 13°C - e não é a máxima,
pois ainda deve aumentar", indicou o serviço em seu site.

"É preciso destacar que este resultado fenomenal acontece na ausêcia total de
sol", afirmou. O céu de Moscou estava nublado nesta quarta-feira.

O recorde anterior havia sido registrado em 1927, com 12,6°C. Na terça-feira, a
temperatura máxima em Moscou chegara a 12,3°C.

Em julho e agosto, o oeste da Rússia registrou uma onda de calor sem
precedentes, provocando uma grande seca e gigantescos incêndios florestais. Um
terço das colheitas de cereais do país ficou arruinado.



avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Seg 15 Nov 2010 - 13:51

14/11/2010
Tempestade de areia cobre cidades no norte da China


Forte tempestade de areia e poeira cobriu diversas cidades da região norte da China neste sábado (13). As autoridades recomendaram que os habitantes cubram o rosto e, se possível, fiquem em casa, com portas e janelas fechadas. A baixa temperatura e a ausência de chuva contribuem para a formação da nuvem, mas a ação do homem agrava o fenômeno. O desmatamento e a urbanização intensa colaboram para a expansão das zonas desérticas na China, que equivalem já a um terço do território.

(Fonte: De olho no tempo, com informações G1)

http://www.deolhonotempo.com.br/?id=82-10314
avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Seg 15 Nov 2010 - 14:09

Onda de calor na República Tcheca:

Tradução:

Temperaturas recorde de quase 20 graus centígrados foram registrados em Praga e Ceske Budejovice, da Boémia do Sul, sábado.
Altas temperaturas inusuais para meados de novembro também foram descritos em outras grandes cidades - Brno (16,5 graus centígrados), Morávia do Sul, e Ostrava-Mosnov (17,5 graus centígrados), no norte da Morávia. Em Praga, Karlov meteorologistas mediu 19 graus centígrados, que superou o recorde anterior de 1928 (14,9 graus centígrados) por mais de quatro graus. No Klementinum de Praga, onde a temperatura foi monitorado diariamente desde 1775, de 17,8 graus centígrados foi medido nesta tarde, em comparação ao recorde anterior de 1866 (14,6 graus centígrados). A temperatura média nesta época do ano é de 08/03 graus centígrados durante o dia. Hoje a temperatura de 19,3 graus centígrados em Ceske Budejovice bater o recorde de 1926 (15,8 graus centígrados). "Hoje foi um dia anormalmente quente praticamente toda a região da Boémia do Sul," Gustav Sysel, do Instituto Hidrometeorológico Checa, disse CTK. Por outro lado, os registros de temperatura em Brno e Ostrava Mosnov-se hoje batido apenas por décimos de grau. Temperaturas extremamente altas foram registradas também em outras regiões hoje na República Checa.

http://hisz.rsoe.hu/alertmap/woalert_read.php?cid=28513
avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Sex 19 Nov 2010 - 13:30

Chuva causa prejuízos de mais de R$ 15 mi no Espírito Santo

Alagamentos deixaram algumas vias intransitáveis

Foto: Felipe Lima Neves/vc repórter

Alex Cavalcanti
Direto de Vitória
O temporal que atingiu a Grande Vitória na noite desta quinta-feira (18) causou destruição, prejuízos e deixou pelo menos três pessoas feridas. A chuva começou por volta das 20h e veio acompanhada de ventos de mais de 100 Km/h.

Em Vitória, dois guindaste da mineradora Vale foram derrubados pelo vento. Um deles caiu no mar e outro sobre o pátio de carvão. De acordo com as primeiras informações, os equipamentos estão avaliados em R$ 7 milhões cada. Segundo a Vale, nenhum funcionário ficou ferido.

Ainda na capital, parte da estrutura montada para a Feira do Verde, um dos principais eventos do Estado sobre sustentabilidade e ecologia, desabou e feriu três pessoas. Elas foram levadas para hospitais da região e, por enquanto, não há informações sobre o estado de saúde.

Em vários pontos da região metropolitana, árvores e postes foram derrubados, bloqueando ruas e avenidas. Alagamentos também deixaram algumas vias intransitáveis. A Terceira Ponte, principal ligação da capital com o município de Vila Velha, chegou a ser fechada. Segundo a Rodosol, concessionária que administra a ponte, os ventos no vão central chegaram a 115 Km/h e a interdição foi adotada por medida de segurança.

O temporal também causou apagões. Na região da Praia do Canto, em Vitória, o fornecimento de energia foi interrompido em várias ruas. O Hospital Infantil de Vitória, que fica localizado na região atingida, ficou sem eletricidade até as 22h, forçando o uso de baterias no funcionamento dos equipamentos.

Especial para Terra

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4799908-EI8139,00-Chuva+causa+prejuizos+de+mais+de+R+mi+no+Espirito+Santo.html.
avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Sex 19 Nov 2010 - 13:39

Assombroso


Os temporais, especialmente de granizo, que atingiram o Rio Grande do Sul afetaram pelo menos 15 mil gaúchos. Segundo a Defesa Civil, as tempestades deixaram ao menos 300 pessoas desabrigadas e 630 desalojadas. Cerca de mil e quinhentas residências e dez escolas foram danificadas. Mais de nove mil produtores de tabaco no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foram atingidos pelo granizo da segunda e do fim de semana. Só ontem, a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) recebeu 1,7 mil comunicados solicitando vistoria de seguro, somados aos 7,8 mil do fim de semana. A estimativa da entidade é que pelo menos cem municípios e dez mil produtores de fumo tenham sido atingidos no Sul do Brasil. As perdas também atingiram a fruticultura e as lavouras de milho, trigo e feijão, trazendo ainda graves prejuízos nos setores de hortaliças e da fruticultura. Ontem, um dia depois da tempestade de granizo, ainda havia muito gelo acumulado Fazenda Terezinha, em Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra (foto de Eduardo Assis/Correio do Povo)...

http://www.metsul.com/blog/
avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Sex 19 Nov 2010 - 23:45

Chuvas desabrigam 1,3 milhão na Colômbia

---
País enfrenta piores tempestades em 3 décadas, que mataram 136.
Capital, Bogotá, está em alerta.
---

Do G1, com agências internacionais
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/chuvas-desabrigam-13-milhao-na-colombi\
a.html


As piores chuvas das últimas três décadas na Colômbia já deixaram pelo menos 136
mortos, 205 feridos, 20 desaparecidos e 1,3 milhão de desabrigados, além de um
alerta amarelo na capital Bogotá, segundo o último balanço oficial.

A Cruz Vermelha Colombiana (CRC) informou ainda que as chuvas alagaram povoados
inteiros, além de terem provocado deslizamentos e emergências em 552 dos 1.100
municípios do país.

Também destruíram 1.700 casas, danificaram outras 200 mil e destruíram mais de
120 mil hectares de plantações.
Moradora observa estragos em sua casa em Jamundi, no departamento de Valle del
Cauca, nesta quarta-feira (17).Moradora observa estragos em sua casa em Jamundi,
no departamento de Valle del Cauca, nesta quarta-feira (17). (Foto: AFP)

Após mais de 48 horas de intensas precipitações, o prefeito de Bogotá, Samuel
Moreno, decretou na noite de quarta-feira o alerta amarelo na cidade ao ativar
20 comitês locais de emergência e reforçar a vigilância em 84 pontos
considerados críticos.

Desde 1973 a capital colombiana não registrava chuvas tão intensas como as dos
últimos dias. Segundo o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos
Ambientais da Colômbia (Ideam), o panorama deve perdurar até o fim de dezembro.
As precipitações são provocadas pelo fenômeno La Niña, de esfriamento das águas
do oceano Pacífico.

Enquanto o rio Bogotá alcançou na terça-feira 195 centímetros, o máximo
registrado nos últimos 30 anos, o Ministério do Interior e Justiça, através da
Direção de Gestão de Risco, alertou oshabitantes das zonas ribeirinhas sobre
possíveis inundações.

avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Sex 19 Nov 2010 - 23:51

---
GRIFO MEU :
Ondas de Frio - Termostato desregulado
http://groups.yahoo.com/group/MidiaeProfecia/message/17642
---


Alterações no clima vão provocar Invernos mais frios

---
Cientistas da ONU afirmam que aquecimento vai trazer consequências como cheias,
seca e elevação do nível do mar
---

http://diario.iol.pt/ambiente/tvi24-arctico-gelo-invernos-estudo-frio/1209583-40\
70.html

As alterações climáticas vão provocar Invernos mais frios no norte do planeta,
revela um estudo do Instituto Potsdam para Pesquisa do Impacto sobre o Clima,
publicado esta terça-feira, escreve a agência Reuters.

Vladimir Petoukhov, principal autor do estudo, afirmou que «a diminuição do gelo
marinho no Árctico oriental causa aquecimento regional dos níveis inferiores da
atmosfera e pode levar a anomalias nas correntes atmosféricas, deflagrando um
resfriamento geral dos continentes do norte».

«Essas anomalias podem triplicar a probabilidade de extremos de Inverno frio na
Europa e no norte da Ásia», acrescentou.

Os cientistas da ONU afirmam que o aquecimento vai trazer consequências como as
cheias, a seca e elevação do nível do mar.

avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Sab 20 Nov 2010 - 21:02

20/11/2010
Vendaval atinge 101,5 km/h em São Gabriel do Oeste (MS)


Uma grande área de instabilidade explodiu em Mato Grosso do Sul provocando chuva forte e ventania em diversos pontos. Em São Gabriel do Oeste, no centro-norte do Estado, uma estação meteorológica automática operada pelo INMET registrou rajada máxima de vento de 28,2 m/s, o que equivale a 101,5 km/h entre as 12 e 13 horas (local). A temperatura despencou em 60 minutos de 30,2°C para 19,1°C. Houve danos como destelhamentos de construções e queda de árvores e de postes.

(Fonte: De olho no tempo)

20/11/2010
Granizo mata pássaros e fere animais em Porto Murtinho (MS)


Uma forte chuva de granizo assustou os moradores da região do Ingazeira, na zona rural de Porto Murtinho, no final da tarde de ontem, 19. Nuvens carregadas vindas do Paraguai, a partir da localidade de Vallemi, cobriram parte do território brasileiro e depois de uma ventania, choveu muito e pedras de gelo se precipitaram causando danos materiais nas casas, que ficaram com o telhado perfurado, matando pássaros e ferindo animais domesticos. Também na região de Dourados o tempo mudou na noite desta sexta-feira. Choveu e trovejou toda a madrugada. Centenas de raios caíram ao longo das horas assustando as pessoas que dormiam.Apesar das condições climáticas adversas, não houve queda de energia elétrica. A estação agrometeorologica da Embrapa de Dourados registrou até de ontem até às 9h30 deste sabado, 26 milimetros de chuva.





(Foto: Edivino Bertoto)

(Fonte: De olho no tempo, com informações Correio do Estado)

20/11/2010
Chuva afeta fornecimento de energia elétrica em 21 cidades de Mato Grosso do Sul


Problemas em alimentadores afetam parcialmente o fornecimento de energia elétrica em 21 cidades e uma localidade rural neste sábado (20). O atendimento via telefone da Enersul informa ao consumidor sobre "falta de energia nas cidades de Amambai, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Dourados, Deodápolis, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Taquarussu e Itamaraty (fazenda)". A assessoria de imprensa da concessionária informou que a mensagem gravada leva a crer que não há energia em toda a cidade, mas na verdade os problemas são pontuais. O motivo teria sido as fortes chuvas que atingiram a região Sul do Estado. Um dos casos mais graves é o de Novo Horizonte do Sul, onde uma descarga atingiu o pára-raio da linha de transmissão que abastece a subestação da cidade. A Enersul garante que o problema já foi solucionado. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, há eventos de manutenção programada e que fazem parte da rotina da empresa.

(Fonte: De olho no tempo, com informações Mídia Max)

http://www.deolhonotempo.com.br/
avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Qua 24 Nov 2010 - 22:43

23/11/2010
Chuva intensa provoca morte e danos em Belo Horizonte (MG)


Uma pessoa morreu por causa das fortes chuvas na madrugada desta terça-feira (23), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As informações são da Polícia Militar (PM). Ainda segundo a corporação, o corpo do homem foi encontrado às margens do córrego do Onça, na altura da Rua Cinquenta, no bairro Ouro Minas, na região da Pampulha. Os bombeiros retiraram o corpo do córrego e informaram que o homem teria morrido afogado. De acordo com informações Batalhão de Trânsito de Belo Horizonte, vários pontos da cidade ficaram alagados. Um trecho da Avenida Cristiano Machado está interditado. Uma queda de barranco interditou uma das pistas na BR-381, no bairro Citrolândia, em Betim, na Região Metropolitana da capital. Ainda de acordo com a corporação, na alça de acesso à Rua Rio Novo e Hospital Odilon Behrens, o trânsito flui em uma faixa nos dois sentidos.



http://www.deolhonotempo.com.br/?id=81-10377
avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Seg 29 Nov 2010 - 23:34

Conferência do Clima da ONU começa sem esperança de tratado com metas
.
.
Ninguém espera que saia de Cancún, durante a Conferência do Clima da ONU (a COP-16), um tratado global com as metas obrigatórias para os países cortarem suas emissões dos gases que provocam o aquecimento global. A crise econômica que atinge a Europa e a falta de uma lei nacional de mudanças climáticas nos Estados Unidos são um grave entrave para as negociações.
.
"As condições internacionais não se tornaram mais favoráveis a um acordo. Nada leva a crer que nós temos condições de concretizar o que não foi possível em Copenhague", disse o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado.
.
Apesar de ser praticamente impossível firmar em Cancún um acordo válido juridicamente para limitar o aumento da temperatura a 2°C - considerado pelos cientistas como um patamar relativamente seguro -, há avanços que podem ocorrer no México a partir de hoje, quando tem início a reunião que sucede o fracasso da COP-15, em Copenhague. E, por isso, ambientalistas cobram seriedade nos trabalhos - eles temem que os representantes das 194 nações encarem o evento no balneário como um "passeio na praia".
.
LEIA MAIS NO ESTADÃO
avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Ter 30 Nov 2010 - 23:27

avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Ter 30 Nov 2010 - 23:30

Noviembre 30, 2010
Lo accesorio sigue el régimen de lo principal

Las muertes por el clima se duplicaron en el 2010


Los desastres relacionados con el clima causaron la muerte de 21.000 personas en los primeros nueve meses del año, más del doble de las registradas en 2009, según la organización humanitaria Oxfam.

El informe se publica mientras las conversaciones internacionales sobre cómo enfrentar el cambio climático comienzan en Cancún, México. El documento cita inundaciones en Pakistán, incendios y olas de calor en Rusia y subidas del nivel del mar en la isla estado de Tuvalu, en el Pacífico, como ejemplos de las consecuencias mortales del cambio climático.

La nueva ronda de negociaciones de la ONU sobre el clima pretende buscar un acuerdo en un puñado de temas que dividen a países ricos y pobres, concretamente en torno a la financiación, la conservación de los bosques tropicales y los preparativos para un mundo más cálido.

Las conversaciones también intentarán formalizar los objetivos actuales para reducir las emisiones de gases de efecto invernadero.

Las negociaciones que se celebraron el año pasado en Copenhague terminaron sin un acuerdo global vinculante, y las expectativas para las reuniones de este año son bajas. Oxfam publicó su informe como una prueba de que es necesario tomar medidas rápidas para mitigar el cambio climático y adaptarse a sus consecuencias.

"Los países deben identificar nuevas formas de reunir los miles de millones de dólares necesarios, como aplicar impuestos sobre las emisiones no reguladas de la aviación internacional y el transporte marítimo.Cuanto antes se proporcione el dinero, más barato será afrontar el cambio climático.

Los acontecimientos de 2010 están en línea con las previsiones contenidas en un informe de 2007 del IPCC, Comité Intergubernamental de Naciones Unidas sobre el cambio climático, que señaló que era probable registrar graves olas de calor, incendios forestales, inundaciones y subidas del nivel del mar

Oxfam indicó que las inundaciones en Pakistán anegaron a un quinto del país, causaron la muerte a 2.000 personas y afectaron a 20 millones, provocando enfermedades y destruyendo hogares, cosechas, carreteras y escuelas, hasta sumar unos daños que se estiman en 9.700 millones de dólares.

En Rusia, las temperaturas superaron la antigua media en 7,8 grados centígrados en julio y agosto, y la cifra de muertes diarias en Moscú se duplicó a 700 personas. Unos 26.000 incendios forestales destruyeron el 26 por ciento de las cosechas de trigo, provocando una prohibición en las exportaciones.

Los residentes de Tuvalu, donde las aguas están subiendo entre 5 y 6 milímetros al año, tienen complicaciones para cultivar alimentos básicos cuando el agua salada llega a los campos de labranza. Como resultado, dependen más de alimentos procesados importados para sobrevivir.

El documento está disponible en la página here climate-change-talks-following-record-year-extreme-weather.



Kristen Neiling
Dirección y Producción
Agencia CPl.News ®
www.thecamino.com.ar
"el día después de mañana", es hoy

avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  Chico em Seg 6 Dez 2010 - 0:31

Em fins de julho houve um anúncio de que a Corrente do Golfo havia parado. Será que a atual onda de frio tem a ver com uma redução na temperatura dessa corrente? A introdução de petróleo e produtos químicos de ação desconhecida nas águas do Golfo do Mexico parece ter cortado o "laço" de águas quentes que existe(existia) dentro dele.

Chico.



04/12/2010 - 08h14
Reino Unido terá mais uma semana de baixas temperaturas e nevadas
Publicidade
DA EFE, EM LONDRES

O Reino Unido continuará sentindo os efeitos das baixas temperaturas e das nevadas que alteram as redes de transporte de todo o país na próxima semana, segundo as últimas previsões meteorológicas.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Apesar da previsão de que a temperatura aumente durante este fim de semana, o último boletim da Met Office informou que esperam nevascas em grande parte das estradas do país.

Royal Mail, o serviço público britânico dos correios, teve problemas em aproximadamente 10% de suas entregas nesta sexta-feira e o mau tempo alterou o calendário esportivo previsto para o fim de semana ao forçar o cancelamento de jogos de futebol, de rugby e corridas de cavalos.

Os analistas preveem nevadas ao norte da Escócia durante este sábado e no domingo, e chuvas em zonas do oeste da Inglaterra e Gales.

FORTES CHUVAS

Pelo último boletim meteorológico estão previstas fortes chuvas no litoral sudeste inglês, combinados com o derretimento da neve, o que poderia gerar inundações ao longo da tarde, segundo o analista em meteorologia da rede pública britânica "BBC" Alex Deakin.

Os meteorologistas emitiram alerta para grande parte do Reino Unido diante da previsão do perigo de estradas geladas. A AA (Associação do Automóvel) britânica indicou que atendeu 17,5 mil avarias em estradas do país até as 15h (de Brasília) da sexta-feira e até 16 mil na quinta-feira a causa do mau tempo.

O responsável do Serviço Especial de Operações do AA, Darron Burness, explicou que o sal na estrada "é menos efetivo a partir de 5 graus negativos e quase não faz efeito a partir de 9 graus negativos, com o que as principais estradas do país sofreram avarias em vários locais".

A associação independente de combustíveis no Reino Unido expressou temor de que 500 postos de gasolina possam ficar sem combustível neste fim de semana.

Por sua vez, um porta-voz do governo britânico afirmou que não existem problemas graves com relação às provisões de alimentos, gasolina, diesel e gás.


Chico

Mensagens : 32
Data de inscrição : 21/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mais um tornado brasileiro

Mensagem  Tau Ceti em Ter 7 Dez 2010 - 23:57

Parece que o clima está mesmo ficando doido:

http://www.youtube.com/watch?v=IJu5kMBgCnA
avatar
Tau Ceti

Mensagens : 107
Data de inscrição : 21/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  Convidad em Qua 8 Dez 2010 - 0:20

Tempestade cria enorme filamento no Sol


Filamento (embaixo, à esq.) tem cerca de 700 mil quilômetros, quase o dobro da distância entre a Terra e a Lua

Uma tempestade solar, que começou no domingo, criou uma enorme massa de plasma que se estende por todo o resto da estrela.

Com uma extensão de aproximadamente 700 mil quilômetros, quase o dobro da distância entre a Terra e a Lua, o megafilamento cruzou a região sul do Sol, segundo um site que monitora tempestades solares e eventos celestes.

A agência espacial norte-americana Nasa divulgou nesta semana a imagem do filamento.

"A estrutura maciça é um alvo fácil para ser visto de telescópios amadores", lembra o site. Para isso, os observadores não podem olhar diretamente para o Sol ou pelo telescópio, já que o ato provoca pode prejudicar a visão --há necessidade de equipamento para filtros e óculos especiais.

Como outros fenômenos do gênero, o filamento não deve durar muito tempo. "Até agora, a estrutura maciça paira quieta acima da superfície solar, mas agora mostra sinais de instabilidade", comentou um repórter do site.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/842021-tempestade-cria-enorme-filamento-no-sol.shtml

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  Luiz em Qua 8 Dez 2010 - 0:55

EXCEPCIONAL WÂN

SÓ FALTAVA O JUST AQUI PARA COMENTAR. ELE SEMPRE ENFATIZOU QUE O SOL ESTAVA AUMENTANDO SUAS ATIVIDADES LEMBRA?
avatar
Luiz

Mensagens : 3109
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 59
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Qui 9 Dez 2010 - 0:01

Diciembre 8, 2010
Lo accesorio sigue el régimen de lo principal

Titulares:

Un tornado azotó Bahía Blanca, Argentina
Santa Rosa, la Pampa con fuertes vientos
Terremotos peligrosos en el Atlántico Sur



Desde el año 2008 se iniciaron los pronósticos sobre tornados en Argentina. Después de la tromba de agua sobre el Río de la Plata todo quedó aparentemente tranquilo, hasta ahora.

Bahía Blanca - Ciudad al sur de la Provincia de Buenos Aires y segunda ciudad más importante sobre el mar, habitantes 270.000.

Sin energía eléctrica por la acción de vientos huracanados que superaron los 120 kilómetros por hora, informó Defensa Civil.

El tornado comenzó a las 17.20 y se sintió muy fuerte durante los primeros diez minutos, cuando causó además voladuras de techos, postes de luz, árboles y cartelería.



Causó un muerto y ocho heridos, además de un amplio apagón, como consecuencia de la caída de postes y tendido de cables y varias viviendas resultaron con daños.

La tormenta generó el levantamiento de polvo que redujo fuertemente la visibilidad, mientras gran cantidad de elementos comenzaron a volar y provocaron la huida de los vecinos que circulaban por la calle, en procura de evitar ser golpeados

En Punta Alta e Ingeniero White, las ráfagas huracanadas también se hicieron sentir. El fenómeno "se dio en forma sorpresiva, no había ninguna alerta que pudiera hacerlo prever. La temperatura era de 30 grados y no descendió, aunque todavía persiste el viento, aunque de menor intensidad", informó el vocero.

Esta mañana quedaban amplios sectores de la ciudad sin energía eléctrica y la vocera de la empresa local, EDES, María Eugenia Rodríguez, debió admitir que "la situación es muy seria". "Tenemos a toda la gente trabajando en la calle y va a tardar unas cuantas horas en volver el servicio", reconoció.

Fueron dos tormentas de corta duración. La primera, con un pico a las 17.20 que duró media hora y la segunda, luego de un período de calma, de unos 15 a 20 minutos más.

Por otra parte, el fuerte temporal causó derrumbe de varios paredones, el desplome de la antena de una radio FM, caída de árboles y de postes de luz y telefonía.

Asimismo, numerosas viviendas tuvieron desprendimientos en sus techos, mientras la cartelería de la ciudad resultó dañada

Santa Rosa, La Pampa

En la capital pampeana, los fuertes vientos dieron la nota durante toda la jornada aunque no llegaron a los extremos de Bahía Blanca.

La ráfaga más fuerte que midió la oficina local del Servicio Meteorológico Nacional fue de 54 kilómetros por hora, proveniente del sur-suroeste. El fuerte viento levantó nubes de polvo en toda la ciudad. La temperatura máxima llegó a 32,2 grados a las 16.20 y la humedad fue muy baja, con 19 por ciento a las 21.00.

Atlántico Sur

5.3 2010/12/08 05:49:52 -56.409 -25.622 37.8 SOUTH SANDWICH ISLANDS REGION
5.1 2010/12/08 05:46:09 -56.350 -25.520 34.5 SOUTH SANDWICH ISLANDS REGION
6.5 2010/12/08 05:24:33 -56.440 -25.866 17.3 SOUTH SANDWICH ISLANDS REGION - peligroso
5.5 2010/12/07 09:38:31 -55.746 -26.800 25.5 SOUTH SANDWICH ISLANDS REGION
4.9 2010/12/04 21:54:01 -58.512 -25.433 17.3 SOUTH SANDWICH ISLANDS REGION
5.5 2010/12/07 05:31:05 -57.487 -7.898 14.0 EAST OF THE SOUTH SANDWICH ISLANDS
5.8 2010/12/07 04:27:22 -57.961 -7.533 10.3 EAST OF THE SOUTH SANDWICH ISLANDS
5.2 2010/11/29 01:37:14 -17.852 -13.754 10.0 SOUTHERN MID-ATLANTIC RIDGE
5.1 2010/11/28 16:47:39 -24.126 179.097 546.3 SOUTH OF SANDWICH ISLANDS REGION

Este es un pronóstico peligroso porque puede causar tsunamis para Argentina, Brasil, Venezuela y África del Sur.





"el día después de mañana", es hoy

Kristen Neiling @
Dirección y Producción
Agencia CPl.News ®
www.thecamino.com.ar
Copyright 2010

avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Qui 9 Dez 2010 - 0:12

---
GRIFO MEU : Ontem ao ver o vídeo do tornado registrado em MG, pensei de imediato
que nunca tinha ouvido falar do fenomeno por lá.

Mas não poderia afirmar que nunca tinha ocorrido antes.

O meteorologista Cléber Souza afirma isso, o que certamente não é um bom sinal.
---


Tornado pode ter sido o primeiro a ser registrado em MG, diz especialista


http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/12/07/63675-tornado-pode-ter\
-sido-o-primeiro-a-ser-registrado-em-mg-diz-especialista.html

O meteorologista Cléber Souza, do 5º Distrito do Instituto Nacional de
Meteorologia (Inmet), em Belo Horizonte, disse nesta segunda-feira (6), que o
fenômeno visto em Uberlândia neste domingo (5) pode ser o primeiro registro de
um tornado em Minas Gerais. Moradores do Triângulo Mineiro gravaram imagens de
tornados de fraca intensidade neste domingo (5). O especialista explicou, nesta
segunda-feira (6), a diferença entre redemoinho de vento e tornado.

O fenômeno registrado em Uberlândia foi considerado um tornado de categoria 1,
segundo o especialista, por sua duração, que foi de cerca de 20 minutos, e pelos
estragos causados. "O tornado é a forma mais destruidora da natureza, dependendo
da intensidade, que pode checar à categoria 5, e da duração. No Brasil, os
tornados são mais comuns no Sul. Esses devem ser os primeiros tornados de que se
tem registro em Minas Gerais", completou.

De acordo com o meteorologista, até este domingo (5), ele não tinha conhecimento
da ocorrência desse fenômeno em Minas. "Nunca tinha sido filmado em Minas, essa
foi a primeira vez que foi televisionado".

Já o redemoinho de vento, segundo o meteorologista, é um fenômeno de pouca
altura e intensidade, visto em superfícies secas. "Redemoinhos são pequenos, não
altos. E acontecem no solo. A gente vê pela rua e não causa estragos
significativos", explicou Souza.

Uberlândia – Com um celular, um morador flagrou um deles na região sul da
cidade. Uma coluna se formou do chão até o céu. O funil parecia ter se formado
entre as nuvens.

Segundo a Defesa Civil, o vento, que chegou a 60 km/h, destelhou casas e
destruiu parte da fachada de algumas lojas do centro. Quinze árvores foram
derrubadas e uma delas atingiu um carro. Ruas e avenidas ficaram interditadas
durante a chuva.

Outro morador da cidade filmou os tornados. De acordo com ele, o fenômeno
natural teria durado cerca de 20 minutos.

avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  buscador da paz em Qui 9 Dez 2010 - 0:14

---
GRIFO MEU : Assim como o ocorrido ontem em MG, parece que este fenomeno em
Portugal foi mais intenso que de outras vezes, e inédito na região em que
ocorreu.

Uma amiga de lá informou diretamente que "Aconteceu o mesmo esta tarde aqui em
Portugal, mais concretamente em Tomar (pertinho de Fátima), Figueiró dos Vinhos
e Sertã. O tornado em 15 minutos atingiu uma área de 12 kms destruíndo tudo à
sua passagem. Não há notícias de que uma coisa assim tenha acontecido na
região.".

Ao dizer que "aconteceu o mesmo", ela se referia a informação sobre o ineditismo
do tornado em MG.

Tornado pode ter sido o primeiro a ser registrado em MG
http://groups.yahoo.com/group/MidiaeProfecia/message/21194
---

Tornado faz 40 feridos em Tomar e Ferreira do Zêzere

por DN.pt e LUSA
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1729347&seccao=Centro


) O tornado que na terça-feira à tarde passou por Tomar e Ferreira do Zêzere
provocou 40 feridos, sendo 19 deles crianças. Este é o último balanço feito pelo
Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

Ao DN online, fonte do CDOS de Santarém disse que em "cada um dos concelhos
terão ficado destruídas à volta de uma centena de casas". Um deles foi o
jardim-escola São João de Deus, em Tomar, cujo desabamento do tecto provocou
ligeiros em 18 crianças e graves numa outra. Em Tomar ficaram ainda feridos 17
adultos, um deles em estado grave.Foram também registados quatro adultos com
ferimentos ligeiros em Ferreira do Zêzere, além de vários danos materiais.

"Pelas 14.30 começou a levantar-se vento muito forte nos conselhos de Tomar e
Ferreira do Zêzere. Só em Tomar ficaram destelhadas cerca de 100 casas. Um dos
edifícios foi o Jardim-escola São João de Deus, onde ficaram feridas cerca de 20
crianças. Em Ferreira do Zêzere registaram-se para já quatro feridos", disse ao
DN online Rui Natário, 2.º comandante do CDOS de Santarém. De acordo com o CDOS,
"todos os feridos registados em Tomar foram encaminhados para o hospital local.
Os de Ferreira do Zêzere, três foram para o Hospital de Tomar e um para o de
Abrantes.

Ao DN online, Susana Amaro, um testemunha que estava no jardim de infância,
adiantou que as paredes e os tectos da escola ficaram totalmente destruídos e
que as educadores de infância ficaram em estado de choque e estão a tentar
acalmar as crianças. Na sequência deste tornado foram activados para Tomar 11
corpos de bombeiros com 32 veículos e 72 homens. "Há uma força especial dos
bombeiros constituída por três equipas a tratar da abertura de estradas e de
cortes de árvores". De acordo com a Protecção Civil estão envolvidos nas
operações, tanto em Tomar como em Ferreira do Zêzere, um total de 130 bombeiros
e 44 veículos, além de operacionais da PSP e GNR.

De acordo com o CDOS de Santarém, as zonas mais afectadas em Tomar pelo tornado
foram a estrada que vai para Ourém, as localidades de Pado, Chouromela e Venda
Nova.Nesta ultima, registaram-se dois feridos graves que foram atingidos por
cabos eléctricos que tombaram devido ao vento, disse à Lusa fonte dos bombeiros.
"Temos 2 feridos graves apanhados pelos cabos de alta tensão e três feridos
ligeiros resultantes da passagem deste tornado", afirmou o comandante dos
bombeiros de Abrantes, descrevendo um "cenário de destruição" que se vive na
aldeia com muros derrubados, árvores tombadas, postes de alta tensão "partidos
ao meio", telhados, estruturas metálicas, antenas e chaminés no chão. Em
Ferreira do Zêzere, foi toda a zona urbana atingida pelo temporal.

Em ambos os concelhos "há problemas ao nível das comunicações e da energia.
Funcionários da EDP e da PT encontram-se nos locais para restabelecer as
ligações", conclui a fonte do CDOS de Santarém.



////////////


Aquecimento global deixa tornados mais fortes

---
Ocorrem entre dois a três tornados por ano em Portugal
---

http://diario.iol.pt/ambiente/aquecimento-global-tornados-tempo-meteorologia-tvi\
24/1216369-4070.html

O meteorologista Manuel Costa Alves alertou que o fenómeno do aquecimento global
deverá ter efeitos sobre a intensidade dos tornados, considerando que o episódio
de terça-feira em Tomar foi bastante activo.

«A ameaça do aquecimento global tem impacto, não no aumento da frequência, mas
sim na intensidade dos tornados», disse à agência Lusa o especialista.

Segundo Costa Alves, o tornado em Tomar foi «bastante activo», ainda que longe
do rasto de destruição daquele que é considerado o maior tornado que já houve em
Portugal, ocorrido a 6 de Novembro de 1954 e que provocou cinco mortos e cerca
de 200 feridos.

«Pelos indícios disponíveis, diria que o tornado de terça-feira terá tido uma
intensidade de 2 na escala de Fujita [que vai de 0 a 5]. Soube também que ontem
[terça-feira] houve outro tornado em Belmonte, mas de menor dimensão, já que
atingiu apenas uma quinta», afirmou o meteorologista.

Costa Alves disse ainda que, de acordo com a sua pesquisa, ocorrem entre dois a
três tornados por ano em Portugal, uma baixa frequência e com fraca intensidade,
realçando que «a capacidade de prever estes fenómenos é mínima, mesmo com a
utilização de radares meteorológicos».

O especialista reforçou que «a vigilância deste tipo de fenómenos não é
possível, mas é necessário estar alerta para a possibilidade de ocorrerem»,
sublinhando que os tornados sentidos nos países do sul da Europa são muito menos
fortes do que os observados regularmente nos EUA.

O meteorologista Costa Alves, actualmente reformado, disse que «a partir de
amanhã [quinta-feira] a situação de instabilidade atmosférica diminui e
sexta-feira e sábado já não haverá precipitação».

avatar
buscador da paz

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/11/2010
Idade : 45
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum