MENSAGENS DE REFLEXÃO

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  Convidad em Qui 31 Maio 2012 - 14:58

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Sab 9 Jun 2012 - 14:29

Convidad
Convidado

Mensagem  Luiz em Sab 9 Jun 2012 - 15:28

Bravo Martelo, bravo.

Que assim seja......Amém.

Aproveitando a oportunidade, para de certa forma, guardadas as devidas proporções e possibilidades, me redimir em relação ao MM, muito embora ali exitam várias coisas que possam ser questionáveis, encontramos outras que podem ser de boa valia, como a ilusão desse Mundo 3D, quanto a necessidade de se desfazer da personalidade-ego que só vive de ilusão, uma linha de certa forma iniciada por Krhisnamurti.

Khirsnamurti fazia menção a muitas coisas que são ditas no MM ( nem todas ) mas, a maioria, e Khrisnamurti foi muito questionado, rompeu com a Teosofia e mesmo em suas palestras pelos EUA, muitos escritores famosos e filósofos da época, questionavam o que ele dizia e a resposta era sempre a mesma, ou seja: Dizia Khrisnamurti: ----- Toda re-ação, questionamento, é produto do Ego-Personalidade e sendo este falso, não pode ser passível de consideração, assim sendo, Khrisnamurti "derrubou" todas as "críticas" que lhe eram feitas por aqueles que "pensavam" "raciocinavam" usavam a inteligência cerebral, que segundo ele, não valiam absolutamente NADA.

Nessa linha segue o MM , razão pela qual, questionamentos não são tolerados, a diferença, é que Khrisnamurti não tratava de forma "agressiva" seus questionadores, simplesmente os ignorava.

Não há necessidade de se ir ao MM para ver nada disso, basta ler e ver no ( you tube) as palestras de Khrisnamurti, existe muita semelhança. ( Mas quem preferir é livre para ir ao MM e constatar a semelhança) falo em semelhança não falo em igualdade, a "base" do que lá se escreve é de Khrisnamurti, embora haja muitas outras coisas a mais, as quais não são concernentes ao mesmo. ( sem julgamentos )

Forte Abraço.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Convidad em Sab 9 Jun 2012 - 16:12

Olá Luiz!

Sabe, realmente não quero entrar em detalhes sobre o MM. Só acho que, como você bem observou, o fato do trabalho ali desenvolvido ter um fundo de verdades, isso não faz do Anthonio um avatar instantâneo ou alguém acima do bem e do mal. E ele, infelizmente, se deixa levar demais pelo ego.

Ele mesmo já criticou o Nominato uma vez. Ficou p. da vida porque uma vez chegou no Fórum Ascensão dando patada em todo mundo - bem ao estilo dele - e ninguém deu bola pra ele.

E tipo, o Nominato nunca agiu como ditador, sempre deu espaço para todos se manifestarem, mesmo que as opiniões ali colocadas divergissem da visão pessoal dele. Isso sim são exemplos de tolerância e compaixão àqueles que ainda precisam crescer na senda espiritual.

Poderia até falar mais sobre esse assunto, mas eu sinceramente não acho necessário. Eu pessoalmente continuo acompanhando por alto as canalizações do Autres Dimensions, mas sem dar muita atenção às interpretações particulares do pessoal do MM.

Abraços,

Martelo

Convidad
Convidado

Mensagem  Luiz em Sab 9 Jun 2012 - 20:38

Oi Martelo.

Exatamente isso que você disse, o conteúdo das "canalizações" , provenientes da França , parece que essas canalizações vêm da mesma pessoa na França, Sr. JEAN LUC AYOU, continuando, o conteúdo dessas canalizações, têm por base, princípios de Khrisnamurti, ( observe e verás), assim sendo, algumas dessas canalizações, podem ser proveitosas, na medida em que as mesmas propõe a transcendência do Ego , Personalidade e todas essas coisas que, se transcendidas, só podem nos levar à Luz.

Quanto ao proprietário do Blog, suas opiniões, formas de se expressar, não vem ao caso, talvez, como você disse, ele ( o proprietário) ainda careça em transcender seu Ego, assim como nós também.

Finalizando, verifique, que o que Khrisnamurti dizia, não dava margem a indagações, questionamentos e coisas parecidas, quando alguém questionava Khrisnamurti, ele educadamente e calmamente pedia a pessoa para observar a si mesma e verificar se quem o questionava era ela (a pessoa) ou seu Ego- Personalidade, o qual nos ilude sempre que pode.

Foi isso que tentei me expressar, procurar o que tem de bom naquele Blog ou outros lá da França, independentemente do proprietário do mesmo. ( sem julgamentos rsrsrs)

Forte Abraço.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Convidad em Dom 10 Jun 2012 - 0:48

É como eu costumo dizer, Luiz...

Todos os nossos atos devem rumar para o equilíbrio. Quando eles rumam para o desequilíbrio, ainda há algo que necessita ser transcendido.

Abração!

Martelo

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Ter 12 Jun 2012 - 5:46

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Sab 16 Jun 2012 - 6:08

Convidad
Convidado

Mensagem  Luiz em Seg 18 Jun 2012 - 21:35

MARTELO querido amigo.

Eu , como você sabe, não faço parte do MM , leio algumas coisas que possam ser proveitosas, como já te disse antes, nada além disso.

No entanto, estão fazendo uma convocação geral, não sei se você participa ainda de lá, caso positivo, pode me dizer se vais ou não participar desse Podcast abaixo descrito?

É com muita alegria que estamos, agora, convocando abertamente a todos que queiram participar conosco da gravação de um podcast.

Com todo respeito, data venia, tenho a impressão que vai ser no mínimo engraçado de ouvir.

Forte Abraço.

EDITANDO.

Só mais uma coisa Martelo, eu entrei no seu Blog e ADOREIIIIII! rever os programas da década de 80 do "Viva o Gordo" eu não parava de rir, é impressionante como que até isso ( o humor) vem acabando nos dias de hoje.

Forte Abraço.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Convidad em Ter 19 Jun 2012 - 0:44

Olá Luiz!

De vez em quando eu dou uma passada pelo MM para ver o que anda rolando por lá, mas não me aprofundo muito nas questões desenvolvidas pelo Anthonio, até pelas razões que já expus. Eu no máximo leio alguma coisa das canalizações do Autres Dimensions.

Esse podcast aberto tende a ser interessante. Muita gente vai querer participar meio que na ânsia de aparecer e isso pode trazer algumas situações embaraçosas pro Anthonio, uma vez que ele é todo sistemático. Se aparecer alguém lá disposto a peitar ele, ou mesmo alguém que de maneira inocente comece a falar coisas que batam de frente com a linha de pensamento dele, a coisa vai pegar fogo, hehehe.

Enquanto a mim, eu não tenho interesse em participar justamente por não concordar com muitas coisas na linha de pensamento dele. Embora eu reconheça que seria uma ótima oportunidade de falar sobre temas de transição, eu não gostaria de ficar em um ambiente em que eu não me sentisse à vontade de falar o que eu quisesse.

Quanto ao Blog, valeu por sua audiência, hehehe. Este quadro do Tira o Tubo era impagável mesmo. Bons tempos em que o humor era inteligente!

Abração!

Martelo

Convidad
Convidado

Mensagem  Luiz em Ter 19 Jun 2012 - 12:29

fala Martelo.

Entendi tudo, eu também só leio algumas coisas interessantes ( poucas) do MM nada além, neste feriado, aqui do Rio, vou tentar fazer uma pequena exposição acerca do que andei lendo por lá (MM) e vossa opinião, assim como a opinião dos demais membros desse fórum família, será muito importante.

Agora, veja bem:Seria uma boa ideia, a gente aqui do fórum, fazer um podcast, o que vc acha? Não haveria nenhum problema, a liberdade seria total, certamente não haveria "brigas" ( entre aspas mesmo) todos ficariam bem à vontade,a democracia iria reinar tranquilamente e a paz também, creio que talvez seja algo a se pensar mais à frente, aproveitando essa ideia do tal do MM.

Forte Abraço amigo.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Sab 23 Jun 2012 - 16:37

Fala Martelo.

Os Podcasts lá do (MM) por enquanto, estão indo muito bem, tudo mundo na luz ( não estou sendo pejorativo por favor)

Requisitos para entrada na Luz, e libertação total da 3D, sem precisar "desencarnar", segundo eles:

1) Abandonar TOTALMENTE O EGO

2) Abandonar TOTALMENTE a Personalidade.

3) Nunca usar o cérebro para entender o que vem do Alto, usar o Coração, pois o cérebro não serve para nada a não ser coisas bem triviais do dia a dia e não é capaz de compreender ou ( como eles dizem) apreender o que vem de dimensões da luz, só o coração tem essa capacidade.

4) Abandonar o conceito de auto-sobrevivência pois este ( segundo eles ) é produto do EGO, portanto é falso.

5) Abandonar o MEDO.

6) Sempre que alguém ou alguma coisa te "atacar" , ser transparente, pois quem se ofende não é vossa essência e sim vosso EGO que é falso e traiçoeiro.

7) Olhar o Mundo 3D, olhar interno ( não se trata de olhar do EGO-Personalidade) olhar o Mundo como um holograma falso, que não existe, que é pura ilusão em todos os aspectos, que foi feito e construído somente para nos manter no confinamento da ilusão.

8 Desprezar, esquecer, abandonar, qualquer forma de "organização" 3D tipo, Religião, Espiritualidade, Reencarnação, vontade de bem e congêneres, observar tudo isso como sendo uma ilusão da Matrix. ( por favor, segundo os "interventores" do (MM) , não se trata aqui de minha opinião ok? Deixo isso bem claro).

9) Fazer a entrega total à Luz, mesmo que esta entrega signifique abandonar emprego, família, não importa, se entregar à luz sem restrições, nada impedindo que esta entrega possa se realizar mesmo a pessoa estando junto de seus familiares, o que importa é a entrega total, sem condicionamento de nenhuma espécie. Caso a entrega se faça através da "perca" de um emprego, se a entrega for verdadeira e total, nada te faltará, portanto, a pessoa não precisa se preocupar, a luz ira supri-la de suas necessidades básicas.

10) Todo Guru é falso, nunca siga um guru, você é o seu guru.

E por aí vai.....e vai... nesta "linha" ......

O que eu gostaria de deixar bem claro aqui, mas bem claro MESMO, é que essas "ideias" ou "ensinamentos"' seja lá o que quiserem chamar, não são novos. Estão sendo colocados como algo NOVO, necessário ( segundo eles) para as mudanças que já estão em curso ( segundo eles). Que não vão passar de aproximadamente 130 dias ( segundo eles) sem uma data específica , porém, com uma "estimativa" limite de dias citada.

Tudo isso que está sendo dito como NOVO, É MUITO ANTIGO, no século passado, Krisnamurti falava EXATAMENTE DA MESMA FORMA, ele dizia em suas palestras, milhões de vezes, que o Ego era ilusão, que todas as Religiões eram ilusão, que Karma era ilusão, que pensamento ( cérebro e seu funcionamento) era ilusão e precisava ser parado ( detido), QUE A PERSONALIDADE ERA ILUSÃO, QUE ESTA NÃO É VOCÊ , QUE VOCÊ ESTÁ MUITO ALÉM DE SUA PERSONALIDADE, que você não devia se preocupar com NADA, apenas parar de pensar ( que é uma entrega) que o resto se resolveria por si mesmo, que todo Guru é falso, não existe, é ilusão, que basta olhar para dentro e verás seu próprio guru. Bem resumidamente, era assim que Krisnamurti falava em seus milhares de livros e palestras, eu sei disso pois li muito Krisnamurti e vi muito de suas palestras ( vá ao you tube e comprovará isso). KRISNAMURTI ROMPEU COM A TEOSOFIA, POIS ESTA, PERTENCIA A MATRIX ( SEGUNDO ELE) E KRISNAMURTI SAIA DA MATRIX.

Antes de Krisnamurti, muitos já falavam na mesma coisa, poderia citar vários exemplos, Buda, até mesmo Jesus quando bem interpretado.

Portanto,não existe nada de novo no que ali é dito, vá lá atras ( no passado) e encontrarás a mesma coisa.

A ideia ali é colocar isso como algo novo ( e para muita gente é novo, pois nunca leram nada parecido em suas vidas) , mas essa ideia ( ideia leva a Ego-Personalidade) mas não encontrei outra palavra, bem, essa ideia, é colocar isso em função, ( segundo eles ok?) da mudança planetária a qual, ( segundo eles mais uma vez) dividirá a humanidade em 2 ( duas), ou seja, aquela que vai vibrar em 3D e aquela que vai vibrar eu outras dimensões, e os requisitos para as outras dimensões, já são velhos conhecidos de muita gente e não dependem de um apocalipse ou algo parecido para serem aplicados por aqueles que assim entenderem.

Isso aqui é um resumo do resumo do resumo, quem quiser ir além, procure o site deles ( MM) ou vá ao you-tube e veja Krisnamurti, ou leia alguns livros dele ( tem de graça na Internet).

Bem,... era isso.
Vou indo.

Forte abraço a todos, forte abraço Martelo, deixando claro mais uma vez, que o que aqui escrevi, foi uma "transposição" de outros, não havendo de minha parte nenhuma participação, pois cada um sabe de si, cada um sente por si, cada um aprende por si, só estou repassando ok? Repito, que isso fique bem claro, só repassando, o resto fica por conta de cada um. ( GRIFEI)

Até a próxima.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  fadinha em Qui 28 Jun 2012 - 14:21

Olá Luiz...

essas são as propostas do MM?

"Os Podcasts lá do (MM) por enquanto, estão indo muito bem, tudo mundo na luz ( não estou sendo pejorativo por favor)

Requisitos para entrada na Luz, e libertação total da 3D, sem precisar "desencarnar", segundo eles:

1) Abandonar TOTALMENTE O EGO

2) Abandonar TOTALMENTE a Personalidade."

São pautas que mostram o nível de evolução da pessoa que pensa no ego como algo que temos que combater. Pois ele vai ter que andar muito no caminho da evolução.
Permita-me colocar aqui um texto muito bom sobre o ego ou personalidade ém harmonia com a evolução espiritual:

Transcender o Ego

Justamente porque o ego, a alma e o Eu (Self) podem estar presentes ao mesmo tempo, não será difícil entender o sentido verdadeiro de “ausência do ego” – expressão que tem causado imensa confusão. Ausência do ego não significa a ausência de um eu (self) funcional (o que seria próprio de um psicótico e não de um sábio); significa que não estamos mais exclusivamente identificados com aquele eu.

Um dos muitos motivos de não sabermos lidar com a noção de “ausência do ego” é que desejamos que nossos “sábios sem ego” satisfaçam às nossas fantasias relativas a “santidade” ou “espiritualidade”, o que, habitualmente, significa que essas pessoas estejam mortas do pescoço para baixo, livres das vontades ou desejos da carne, eternamente sorridentes. Desejamos que esses santos não passem por todas as coisas que nos incomodam – dinheiro, comida, sexo, relacionamentos, desejos. “Sábios sem ego” estão “acima de tudo isso” – assim desejamos. Queremos cabeças que falem. Acreditamos que a religião bastará para livrá-los de todos os instintos básicos, de todas as formas de relacionamento, considerando a religião, não como orientação para viver a vida com entusiasmo, mas, sim, como guia para evitá-la, reprimi-la, negá-la, fugir dela.

Em outras palavras, o homem típico espera que o sábio espiritual seja “menos que uma pessoa”, de alguma forma liberto dos impulsos confusos, difusos, complexos, pulsantes, compulsivos, que guiam a maior parte dos seres humanos. Esperamos que nossos sábios sejam a ausência de tudo o que nos impulsiona. Queremos que não sejam sequer tocados por todas as coisas que nos atemorizam, que nos confundem, que nos atormentam, que nos atordoam. É a essa ausência, a essa falta, a esse “menos que uma pessoa” que, frequentemente, chamamos “sem ego”.

Entretanto, “sem ego” não significa “menos que uma pessoa”; significa “mais que uma pessoa”. Não pessoa menos, mas pessoa mais – isto é, todas as qualidades normais da pessoa mais algumas transpessoais. Pensemos nos grandes iogues, santos e sábios – de Moisés a Cristo, a Padmasambhava. Não foram desfibrados maneirosos, mas dinâmicos e instigantes – desde o episódio dos vendilhões do Templo até a imposição de novos rumos a nações inteiras. Lidaram com o mundo em seus próprios termos, não em termos de uma piedade melosa; muitos deles provocaram revoluções sociais significativas, que se estenderam por milhares de anos. E assim fizeram, não porque tivessem evitado as dimensões físicas, emocionais e mentais da humanidade, e o ego, que é o veículo de todas elas, mas porque as assumiram com tal garra e intensidade que sacudiram as próprias fundações do mundo. Indiscutivelmente, estavam também intimamente ligados com a alma (o psiquismo mais profundo) e o espírito (o Eu informe) – fonte última de sua força – mas expressaram essa força e tiraram dela resultados concretos, exatamente porque assumiram, decididamente, as dimensões menores através das quais ela poderia expressar-se de modo a ser sentida por todas as pessoas.

Esses grandes mobilizadores e agentes de mudança não foram egos pequenos; foram, na mais completa acepção do termo, grandes egos, justamente porque o ego (veículo funcional do domínio da mente) pode existir e de fato existe com a alma (veículo do sutil) e o Eu (veículo do causal). Na mesma medida em que esses grandes mestres mobilizaram o domínio da mente, eles mobilizaram o próprio ego, porque o ego é o veículo desse reino. Entretanto, não se identificavam meramente com seu ego (isso seria narcisismo); simplesmente perceberam seu ego conectado a uma fonte Cósmica radiante. Os grandes iogues, santos e sábios conseguiram tanto, exatamente porque não foram tímidos bajuladores, mas grandes egos ligados ao seu Eu superior, animados pelo puro Atman (o puro Eu – eu) que é um com Brahman; abriram a boca e o mundo estremeceu, caiu de joelhos e pôde ver face a face o Deus radioso.

Santa Teresa não foi uma grande contemplativa? Sim, e Santa Teresa foi a única mulher que reformou uma tradição monástica inteira (pensemos nisso). Gautama Buda sacudiu a Índia nos seus fundamentos. Rumi, Plotino, Bodhidharma, Lady Tsogyal, Lao Tsé, Platão, o Baal Shem Tov – estes homens e mulheres deram início a revoluções no mundo que duraram centenas, às vezes milhares de anos – coisa que nem Marx, nem Lenin, nem Locke, nem Jefferson, poderiam afirmar ter conseguido. E não agiram assim porque estivessem mortos do pescoço para baixo. Não, eles eram fantasticamente, divinamente grandes egos, ligados profundamente ao psíquico, que estava diretamente ligado a Deus.

Existe certa verdade na noção do transcender o ego: não significa destruir o ego, mas, sim, conectá-lo a alguma coisa maior. Como afirma Nagarjuna, no mundo relativo, atman é real; no absoluto nem atman nem anatman são reais. Assim, em nenhum caso annatta corresponde a uma descrição correta da realidade. O pequeno ego não se evapora; permanece como o centro funcional da atividade no domínio convencional. Como eu disse, perder esse ego significa tornar-se um psicótico, não um sábio.

“Transcender o ego”, significa, pois, em verdade, transcender mas incluir o ego num envolvimento mais profundo e mais elevado, primeiro na alma ou psiquismo mais profundo, depois na Testemunha ou Eu superior e, então, após a absorção nos níveis precedentes, envolver-se, incluir-se e abraçar-se na radiância do Um Sabor. E isto não significa, portanto, “livrar-se” do pequeno ego, mas, ao contrário, habitar nele plenamente, vivê-lo com entusiasmo, usá-lo como veículo necessário, através do qual as grandes verdades podem ser transmitidas. Alma e espírito incluem o corpo, as emoções e a mente; não os eliminam.

Grosseiramente, podemos dizer que o ego não é uma obstrução ao Espírito, mas uma radiosa manifestação do Espírito.
Todas as Formas não são senão o Vazio, inclusive a forma do próprio ego. Não é necessário livrar-se do ego, mas, simplesmente, vivê-lo com certa intensidade. Quando a identificação transborda do ego no Cosmos em geral, o ego descobre que o Atman individual é, de fato, da mesma espécie de Brahman. O Eu superior não é, em verdade, um pequeno ego, e, assim, no caso de estarmos presos ao nosso pequeno ego, a morte e a transcendência são necessárias. Os narcisistas são, simplesmente, pessoas cujos egos não são ainda suficientemente grandes para abraçar o Cosmos inteiro e, para compensar, tentam tornar-se o próprio centro do Cosmos.

Não queremos que nossos sábios tenham grandes egos; sequer desejamos que exibam qualquer característica evidente. Sempre que um sábio se mostra humano – a respeito de dinheiro, comida, sexo, relacionamentos – sentimo-nos chocados, porque estamos planejando fugir inteiramente da vida, e o sábio que vive a vida nos ofende. Queremos estar fora, queremos ascender, queremos escapar, e o sábio que assume a vida com prazer, vive-a totalmente, pega cada onda da vida e surfa nela até o fim – nos perturba e nos assusta intensamente, profundamente, porque significa que nós, também, deveríamos assumir a vida com prazer, em todos os níveis, e não simplesmente fugir dela numa nuvem etérea, luminosa. Não queremos que nossos sábios tenham corpo, ego, impulsos, vitalidade, sexo, dinheiro, relacionamentos ou vida, porque essas são coisas que habitualmente nos torturam e queremos vê-las longe de nós. Não queremos surfar as ondas da vida, queremos que as ondas desapareçam. Queremos uma espiritualidade feita de fumaça.

O sábio completo, o sábio não-dual está aqui para mostrar-nos o contrário. Geralmente conhecidos como “tântricos”, estes sábios insistem em transcender a vida, vivendo-a. Insistem em procurar libertação no envolvimento, encontrando o nirvana no meio do samsara, encontrando a liberação total pela completa imersão. Passam com consciência pelos nove círculos do inferno, certos de que em nenhum outro lugar encontrarão os nove círculos do céu. Nada lhes é estranho porque nada existe que não seja Um Sabor.

Na verdade, o segredo consiste em estar inteiramente à vontade no corpo e com seus desejos, com a mente e suas idéias, com o espírito e sua luz. Assumi-los inteiramente, plenamente, simultaneamente, uma vez que todos são igualmente manifestações do Um e Único Sabor. Vivenciar a paixão e vê-la funcionar; penetrar nas idéias e acompanhar seu brilho; ser absorvido pelo Espírito e despertar para a glória que o tempo esqueceu de nomear. Corpo, mente e espírito, totalmente contidos, igualmente contidos, na consciência eterna que é a essência de todo o espetáculo.

Na quietude da noite, a Deusa sussurra. Na luminosidade do dia, Deus amado brada. A vida pulsa, a mente imagina, as emoções ondulam, os pensamentos vagam. O que são todas estas coisas senão movimentos sem fim do Um Sabor, eternamente jogando com suas próprias manifestações, sussurrando mansamente a quem quiser ouvir: isto não é você mesmo? Quando o trovão ruge, você não ouve o seu Eu? Quando irrompe o raio, você não vê o seu Eu? Quando as nuvens deslizam mansamente no céu, não é o seu próprio Ser ilimitado que está acenando para você?

Livro One Taste - Ken Wilber

http://despertarmonadico.blogspot.com.br/search/label/Ego

fadinha

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Qui 28 Jun 2012 - 17:06

Fadinha disse:

Olá Luiz...

essas são as propostas do MM?

Não Fadinha, essas " propostas" de 1 até 10 são de Krisnamurti e foram apropriadas pelo (MM) que se utiliza das mesmas como base nas canalizações e comentários ali propostos.

Obrigado por suas colocações.

Forte Abraço.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  fadinha em Qui 28 Jun 2012 - 22:50

Instituição Cultural Krishnamurti

As farsas do ego-pensamento.

Submitted by Vinícius G A Guerra on seg, 19/09/2011 - 08:15 tema livre

O ego-pensamento diz para si mesmo, na tentativa de se auto-convencer, que ele é um espírito, uma alma, uma centelha divina, um atma, etc, que "habita" um corpo que é dotado de uma personalidade – e quanto a personalidade, isso é verdade – que pode ser relativamente boa ou relativamente má. A personalidade, evidentemente, resulta da interação do ego-psicológico e o corpo. A personalidade e o caráter são fatores resultantes dos condicionamentos psíquicos. A personalidade é o conjunto de todas as características “particulares”, eu-egóicas, que aparentemente torna o ego-pensamento individualizado: eu-ego-pensamento. Já o caráter compõe uma parte – um subconjunto - mais específica das características egóicas que estão relacionadas com a formação cultural, com a educação em geral.

Então, em cima de todas essas invenções do pensamento, são criadas as infindáveis linhas de estudo e religiões e estão sempre empenhadas em encontrar um método, um meio, sempre por meio do próprio pensamento, que lhes garanta a eternidade de vida e a felicidade inquebrantável. Mas isso assim é possível? Como pode o pensamento que, por natureza, é essencialmente egoísta, encontrar o verdadeiro altruísmo? Não falo do relativo altruísmo que conhecemos, pois, inegavelmente este “altruísmo” é filho do egoísmo e, sendo assim, é o próprio egoísmo disfarçado de altruísmo. Quando dizemos: de agora em diante vou ajudar a todos os seres sem distinção nenhuma e sem pensar em recompensas, em reconhecimentos e pagamentos. Será isso verdade? Uma vez que as predominâncias nas nossas mentes são do ego-psicológico com toda sua estrutura de condicionamentos psíquicos, como então podemos praticar ações verdadeiramente altruístas? Verdadeiramente desinteressadas? Isso é possível?

Nessa altura, sei que muitos estariam questionando sobre a verdade e validade de tudo isso que compõe o conhecido. Muitas perguntas, tais como as seguintes, podem brotar: Quer dizem então, que não existe espírito, alma, atma, deus, e que as buscas religiosas e cientificas são em vão? São pura perda de tempo?

Resposta: evidentemente não estou negando que estas coisas existam, simplesmente, estou querendo relevar as suas verdadeiras naturezas, pois, como as vejo, todas são variantes do próprio ego-psicológico, todas juntas compõem o ego-pensamento que é coletivo, universal, mas que parece individual em cada um de nós. Nesse sentido, as religiões, as buscas científicas e filosóficas são também movimentos desse próprio ego na sua tentativa de auto-preservação. Tudo isso existe sim, mas conseguimos enxergá-los tal como realmente são? Como ilusões? Quando enxergamos as coisas tais como elas são verdadeiramente, isto é, ilusão realmente como ilusão; Realidade realmente como Realidade, um espectador destacado do pensamento condicionado é quem observa.

Esse espectador está fora dos padrões da consciência relativa, e por esta razão, é que distingue com clareza o que se passa no psiquismo humano e não se engana com as artimanhas sutis do ego-pensamento. Logo no começo, esse espectador é frágil e facilmente pode ter sua percepção misturada e confundida, mas com o tempo, ele vai se destacando, fortalecendo-se, e termina por se impor completamente. Esse é o velho e conhecido processo de despertar, da auto-iluminação.

Esse espectador é a Essência Divina com sua intuição – discernimento em operação. Quem quiser pode chamá-lo de espírito, alma, ego, atma, essência, pois os nomes que lhe são atribuídos não lhe importam. Nada que o pensamento fale dele ou sobre ele compõe os fatos verdadeiros. Ele não pode ser pensado, abstraído, capturado, pelo pensamento. Quando mais ele brilha, mais o pensamento se apaga, ou melhor, vai para o seu devido lugar de simples ferramenta (serviçal) da Inteligência Maior.

Espero que não fiquem confusos, pois o que quero evidenciar é que o pensamento funcionando autonomamente, isto é, independente da verdadeira inteligência, inventa tudo, cria um verdadeiro universo paralelo ao mundo Real. Cria um mundo de ilusões. Por outro lado, quando a essência se faz predominante, Ela faz uso da sua intuição-discernimento e, quando necessário, emprega também o pensamento. Porém, esse pensar é lúcido, correto, direto e incondicionado. Esse estado meditativo é quem é a verdadeira religião e a Essência – não a essência-pensamento - e que é o verdadeiro ser que não conhece a dor, o sofrimento e a morte.

http://www.krishnamurti.org.br/?q=node/1029

Agora pergunto: onde esse texto contraria o texto que postei anteriormente e onde ele se assemelha ao do MM?

vou completar com o tema do fórum :

Instituição Cultural Krishnamurti
Desde 1935 divulgando oficialmente os ensinamentos no Brasil.

Pergunta:

O Ego tem alguma serventia?

Submitted by Hagfer on qui, 02/06/2011 - 11:28 tema livre

Nada é ruim, nem bom. Tudo que acontece tem sua razão de ser. É uma ilusão acreditar que possamos alterar a marcha dos acontecimentos. Só nos cabe não criar resistências que são sinônimos de sofrimentos. Caminhar sendo úteis a semelhança da natureza e da própria vida, sem, entretanto, esperar recompensas. Caminhar em ressonância com a vida; somos auto-criados e criadores a cada instante. Prossigamos, pois somos efeitos de uma única causa. Diante dessa verdade, pergunto: o ego tem alguma serventia ?

Respostas:

Submitted by terthus on seg, 06/06/2011 - 14:19.

Se essa informação ou afirmação vem do mais profundo da mente,BRAVO!!!Do contrário é palavra lançada aos quatro canto.Veja, se teu filho morre,está tudo acabado.É como te tirar tudo que vc tem,pronto é o fim.Tudo que agente pensa,sente ,fala,mesmo sem significância deve ser visto com toda ATENÇÃO(sem a interferência do pensar)."O ego tem serventia"?Eu posso transcender meu ego para pôr fim ao centro e depois quando preciso reuni-lo?Descubra vc mesmo!!O ego é útil e não é.O centro é necessário e não é.Deus é e não é.A verdade é boa e não é.O mal existe mas não é.Esse é o jogo(não é contestação...)

Em principio...

Submitted by Hagfer on sex, 03/06/2011 - 09:17.

Em princípio, podemos considerar o ego como um elo (fragmento) necessário a própria auto-conscientização do Universo, em outras palavras, permite a plena realização hominal de factual para Cósmico realizado. Sem o ego, assim como outros fragmentos evolutivos, o "evolver" estaria incompleto. Uma vez realizado, o ego seria incorporado a totalidade do SER: deixaria de ser fragmento para o Plenamente realizado. A incompletude do fragmento, com seus transtornos psicológicos, temores e procura de poderes existenciais deixaria de existir. Uma realidade ou uma ideologia utópica ?

http://www.krishnamurti.org.br/?q=user/register&destination=comment%2Freply%2F1017%23comment-form

fadinha

Ver perfil do usuário

Mensagem  fadinha em Qui 28 Jun 2012 - 23:55

Porém Luiz,

tem algo que eu gostaria de acrescentar a esses pensamentos dos quais até gosto e comungo como o postado pelo "despertar monádico".
É que nessa vida tudo é ilusão, maia, tudo é ego, tudo é impermanente, tudo passa, tudo morre.
O que não é ilusão? o que é imortal nessa Terra? o que é permanente? apenas o Espírito, nossa parte que corresponde à Presença de Deus... e se viemos aqui na terceira dimensão viver na matéria foi para aprender e dominar a materialidade e NÃO cumprimos nossa missão vivendo o Espírito retirados em uma caverna.
Também não cumprimos nossa missão vivendo quase exclusivamente na matéria como a maioria faz. Nós, seres espirituais, viemos viver uma experiência material e nos esquecemos do espírito. As experiências vividas e resolvidas aqui na matéria farão parte de nosso livro da vida para sempre, farão parte dos nossos dons.
Porém aqui tudo é permitido e desde que arquemos com as consequências, podemos viver todas as fantasias, tudo não passa de uma peça de teatro onde cada hora desempenhamos um papel. Ao compreendermos isso é facil sair de lado e observarmos a inconsistencia das coisas e nos divertirmos um pouco. Aqui nada é errado...nada é tão certo assim. Vivemos a dualidade, tudo é dual.

fadinha

Ah, penso que Krishnamurt tem algo que...nem sei definir, parece algo meio defeituoso, algo que não encaixa direito, tem algo...

fadinha

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Sex 29 Jun 2012 - 1:07

Nada tenho a dizer, porque cada um sente por si, a única coisa que posso dizer, é que Krhisnamurti desconstrói tudo que fomos condicionados desde que nascemos e até antes de nascermos e isso é muito profundo e somente cada um pode avaliar dentro de si mesmo.

Fico por aqui forte abraço.
Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Convidad em Sex 29 Jun 2012 - 6:05

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Sex 29 Jun 2012 - 6:42

Olá Luiz,

Desculpe-me por não ter te respondido antes, eu realmente andei um tempo sem vir aqui no forum e deixei de ler o que você escreveu. Eu realmente não tenho ouvido os Podcasts do MM (falta de interesse mesmo), mas, acho que seria uma boa sim fazermos um.

Sobre esta questão de ego, acho que rola aí uma confusão de conceitos... Eu entendo que tudo que nos prende a essa realidade deve ser combatido e compelido. O ego pode ser, até um certo momento, um caminho de aprendizado, mas como todo caminho ele deve ser superado e deixado para trás em um determinado momento. O aluno que insiste em repetir de ano não está se esforçando em sua escola.

A elevação espiritual é feita de cada pequeno tijolo que você constrói a cada dia, usando o coração como ferramenta de trabalho. Acho que poucos são tão iluminados como um Buda que seja capaz de superar as limitações da 3D em uma só tacada, mas, uma vez que tenhamos propósitos firmes em nossos corações, o Alto reconhecerá nossos esforços, mesmo que não possamos nos transformar em avatares de uma hora para a outra.

Tipo, eu tenho pra mim que o Anthonio tem um trabalho direcionado para um nicho específico de pessoas, e só eles irão ressoar com o que ele diz... Natural, da mesma maneira que ele mesmo não ia com a cara do Nominato. E, aos trancos e barrancos, com todas as dificuldades que o ego nos impõe, vamos seguindo adiante. Mas sempre andando em frente.

Martelo

Convidad
Convidado

Mensagem  fadinha em Sex 29 Jun 2012 - 11:51

Exatamente, Martelo.

O Nominato tinha o mesmo pensamento que eu sobre o ego. Mas...tínhamos as nossas diferenças de caminho, o Nominato se identificava com o Centro intraterreno de Erks e eu com o de Iberah em seu centro aqui no Brasil: Ibez e Paititi no Peru. Ele foi fisicamente até Erks, eu fui até Ibez... Mas tínhamos em comum a admiração por Saint Germain e vidas passadas no Egito, acredito que não na mesma época. Vi em um espaço-tempo que acessei, uma vida minha no Egito, muito importante para mim, que se passou cerca de 350 anos AC.
Concordo com você que cada um se encontra em um patamar do aprendizado mas que se é um aprendizado e aqui é uma escola, o conhecimento tem que ser dinâmico e devemos nos esforçarmos para não nos cristalizarmos em conceitos que devem ser sempre examinados. Quando os conceitos ficam cristalizados o fanatismo entra. Krishnamurt não correspondeu às expectativas que foram postas nele e eu, que sou muito menos que qualquer teósofo, noto que ele tem um pensamento que deve ser revisto e dá para notar essa revisão em seus seguidores.

fadinha

fadinha

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Sex 29 Jun 2012 - 13:17

oi Martelo oi Fadinha.

Eu não me identifico com (MM) tudo que disse, é que o Autres Dimensions ( a fonte do MM com suas canalizações) são baseadas em Krisnamurti, imagina uma pessoa como eu, temente à Deus, católico, devoto de Santa Teresinha e São José, quando me deparei com as "palestras" de Krisnamurti?

Nas "palestras" dele, a qual recomendo que assistam, ele entende que se possa desconstruir tudo e finalizar o que chamamos de "caminho" instantaneamente. O Autres Dimensions usa o mesmo diapasão.

Bem,... continuando, foi então que me veio à luz, luz esta que repasso a vocês agora.

O Vaticano enviou até Krisnamurti, um Padre de grande conhecimento em Psicologia (PHD) em Psiquiatria, Sociologia, formado nas melhores universidades Americanas para um "debate" com Krisnamurti, na realidade não foi um debate , mas uma conversa MARAVILHOSA.

No final ambos chegaram a um "acordo" algo espetacular que recomendo que assistam, um Padre concordando que a dualidade é muito problemática para sociedade, que o pensamento-personalidade- ego também, etc , fazendo uma conciliação disso tudo com evangelho, fascinante este diálogo que vem de encontro ao que aqui se propõe , uma espécie de caminho do meio, segue abaixo o vídeo do diálogo, recomendo assistirem.

Fadinha, só uma pequena " correção" se me permitires, Khrisnamurti nunca teve " seguidores" , ele mesmo disse uma vez ( aliás várias vezes), que se alguém se intitulasse seu seguidor, teria que vir outro Krisnamurti a Terra para desfazer essa bobagem, pois tudo que ele transmitia ( veja os videos) não se tratava de ensinamentos, mas sim de uma análise em conjunto ele e platéia, no sentido de que todos juntos chegassem ao mesmo destino. Cada um por si próprio, sem mestres, sem gurus, sem ensinamentos e por consequência, sem seguidores.

ASSISTA AO VIDEO VALE A PENA PERDER UNS MINUTINHOS, É MUITO CONCILIADOR PARA TODOS NÓS.

Forte abraço a ambos Fadinha e Martelo.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  Luiz em Ter 3 Jul 2012 - 23:26

Bem gente,

Esse vídeo abaixo, é só 4 minutinhos e resume bem Krisnamurti.

Luiz

Ver perfil do usuário

Mensagem  fadinha em Qua 4 Jul 2012 - 11:45

Olá,

Algo como um Instituto Cultural Krishnamurti não é feito de seguidores dos pensamentos dele?

Penso (e quando pensamos estamos utilizando o ego) que há um mal entendido nessa questão.
Vou colocar aqui outro artigo, dessa vez dos "voadores".

Na minha concepção, existe 2 mentes: a concreta inferior (que gera os pensamentos) e a abstrata superior.

A mente inferior se relaciona com a natureza material do ser humano, compondo a personalidade, formada em seu conjunto pelo corpo mental, emocional e físico. Essa mesma natureza separatista da mente - que a subdivide em mente concreta e abstrata - a torna, ao mesmo tempo, o ponto de ligação entre a natureza inferior do homem (eu inferior, ou personalidade) e sua natureza superior (Eu superior, ou Espírito)

No ódio, a atração é provocada pelo movimento de rejeição. Matar o ego? rejeitar o ego, dominar o ego?

Tanto o amor como o ódio tem o efeito de atrair...

Em razão desse efeito, a superação só pode acontecer se houver uma vibração numa tônica que neutralize a atração. Essa tônica só existe no Amor desinteressado, o único que liberta, por basear-se no princípio da Unidade (com Deus) cuja essência é o Amor.
Os contrários não existem na Consciencia Divina, só há uma pureza intocável, nada afeta a visão de Deus sobre nós, para Deus, tudo o que é impuro em nós é apenas uma roupa, somos seres perfeitos em essência e Deus só ve a essência.
Nossa tarefa é praticar o domínio da mente concreta com algo que estamos aprendendo ao longo de nossa estadia aqui: o Amor. O pensamento voltado SEMPRE para o divino, para o Amor "casar" o espírito com a matéria.
Amor....

fadinha

Como matar o ego... e viver em psicose!

É difícil adentrar em uma discussão temática indefinida e,
ao mesmo tempo, desfazer-se do ego.

Grande parte das discordâncias em espaços universalistas ocorrem desnecessariamente, por significados pessoais diferentes para as mesmas palavras. Convenção por convenção, a Voadores costuma valorizar a fundamentação acadêmica. Pelo menos aqui, chamemos as coisas pelo que são:

Viver "sem ego" é um mito, no mal sentido da palavra. Este conversa pseudo-espiritual de "viver sem ego" é um convite à psicose, e não à iluminação.

Podemos matar o egoismo, não o ego.
Os delírios, e não a mente.
A neurose, não os neurônios.
O individualismo, e não o indivíduo.
A falta de sentimento, e não a existência de pensamento.
A indisciplina excessiva, e não a saudável capacidade de questionar.
O que nos afasta de Deus, não o que nos sustenta aqui.

Vejo religiosos usando o termo EGO ao seu bel prazer, quase como um coringa que pode valer como "vaidade", "egoismo malévolo", "personalidade forte", "subversão às ordens de meu guru" e até mesmo "capacidade de pensar".
Tudo é "ego" para eles, menos os vários conceitos sérios dele (que são vários, também, e nenhum parece com esses).

Há também pseudo-hinduistas, que sem perceber incorrem no maior ego de todos: o de se achar livre do ego. Dizem eles: "eu aniquilei o ego e estou unido ao Todo... e você, mundano, não". :^) Ora, que todo é esse que não inclui tudo? Podemos no máximo remover a ilusão de que SOMOS aquilo que ESTAMOS, mas sem criar a ilusão maior de achar que já ESTAMOS aquilo que SOMOS. Além do mais, é uma vingança irônica do ego: quem se afirma "sem ego" no fundo acredita ser maior que os demais.

Ou não se definiu adequadamente o que seja ego, ou - com todo respeito - não se tem a menor idéia do que estão falando. Não ter ego equivale a psicotizar, inclui delírios e alucinações, e exige medicamentos sob pena de (constatados) danos à estrutura cerebral. Perda cognitiva não é iluminação.

O ego é quem ouve o acreditamos ser certo e errado, e toma seus julgamentos e decisões. Se um yogue sem ego preferiu ouvir seus conceitos espiritualistas aos seus desejos, quem fez isso foi seu ego. Se um vegetariano brahmacharia sem ego deixar de comer carne ou fazer sexo, quem optou por isso foi seu ego. E essas escolhas se dão na mente que o tal yogue disse que abandonou.

O Wagner Borges costuma contar em palestras que um yogue passou toda sua vida meditando para conseguir parar todos os pensamentos da mente. Com muita disciplina, um dia chegou lá, e feliz, PENSOU: "Consegui!" :-)

Há quem pense que "matar o ego" é apenas viver sem máscaras, mas até isso é impossível: a persona tem sua função, sem ela não há socialização. Mais razoável seria conhecermos as máscaras que precisamos usar

Espíritas também usam a expressão, em seu crescente sincretismo hinduista. Mas aí fica mais incoerente ainda, pois seus relatos mediúnicos sobre cidades astrais são baseados justamente na manutenção do ego do lado de lá, até bem mais definido, tanto nos que o usam para seguir as intruções do plano maior quanto nos malévolos ou patológicos desencarnados.

Há quem diga que o ego é sempre o dos outros. Em si, seu compromisso de "matar o ego" é sempre um objetivo (bem) futuro, uma meta suave, uma espécie de noivado com o divino. Nos outros, contudo, é um julgamento impiedoso daqueles que só o ego poderia fazer.

Numa repetição "espiritualista" da posição esquizoparanóide de vários julgamentos religiosos, o "ego" assume a função já ocupada pelo "diabo"... e o possuído é sempre o próximo, o que tira a atenção do observador, que assim se identifica com o "bem" não por trabalho interno, mas pelo rotular e afastar de seus próprios aspectos sombrios projetado nos outros. Se "o resto" aos meus olhos é "o mal", sobra para mim - sem esforço - ser o bem. Se "os outros" são "o mundo", só posso então ser "de Deus".

O sábio ramakrishna resume bem este tipo de yogue, antecipando em décadas a psicanálise: "Quem julga o ego é sempre um ego maior".

Ramakrishna também dizia que não podemos viver sem ego aqui, mas que podemos transformá-lo em um ego servidor. Em outra passagem, pergunta o objetivo de vida de seu maior discípulo, e ouve:

[color=blue]"Ah, mestre, eu gostaria de atingir o samadhi, deixar meu ego, fundir-me ao todo, e dissolver-me em Deus"

Ao que o grande mestre ensina:

"Não lhe parece um objetivo muito EGOista, sabendo que há tanta gente precisando de ajuda AQUI?"[/color

http://voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=222

fadinha

Ver perfil do usuário

Mensagem  estel em Qui 5 Jul 2012 - 18:44

Boa noite, irmãozinhos!

Venho com um pedido nada a ver com o tópico.

Precisava de alguns textos sobre meditação, estudo das chamas, qualquer coisa.

Já li os livros de ouro de Saint Germain, mas não me sinto ainda "saciada".

Falta sempre algo, fico naquela vontade de quero mais, só que não sei onde procurar. parece que as energas aqui ficaram estagnadas.

Poderiam me ajudar?

Obrigada,
Estel

estel

Ver perfil do usuário

MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  Miguel Arcangelo Faccio em Qui 5 Jul 2012 - 20:08

estel, boa noite.
Estavas procurando alguma coisa sobre as Chamas? Eu tenho trabalhado muito com os Raios Divinos ou Chamas, espeicalmente para os espíritos desencarnados. Uso diariamente e insisto que os participantes de nosso Grupo (Grupo Soldados da Luz) o façam. A nível de espíritos desencarnados os efeitos são imediatos. Como se diz: "é vapt, vupt". A nível de encarnados os efeitos são um pouco mais demorados pois entram em jogo também outros fatores do ser humano, mas a médio e longo prazos surtem seus efeitos. Nunca esquecer que os Raios ou Chamas são a energia de Deus utilizada conscientemente sobre si mesmo.
Tenho um blog onde relato as nossas experiências com o uso das Chamas. O Blog é: www.raiosdivinos.zip.net - Este blog deve ser lido de acordo com as datas de postagem. Ao lado do texto há o Histórico, iniciar a leitura de baixo para cima, para poder ser entendido. Há no blog 10 clip com áudio das sessões onde foram aplicadas as técnicas das chamas, com o comentário de Kryom (espírito responsável pelo recebimento dos espíritos desencarnados no Hospital São Francisco de Assis, no Astral do Rio Grande do Sul, na Colônia Espíritual Gramado).
Espero que tenha ajudado.
Saúde e paz
Miguel

Miguel Arcangelo Faccio

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: