ATIVIDADE SOLAR, TERREMOTOS, VULCÕES, ETC

Página 23 de 23 Anterior  1 ... 13 ... 21, 22, 23

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Filamento gigantesco chama a atenção nas imagens do Sol

Mensagem  bushido em Seg 9 Fev 2015 - 16:04

Filamento gigantesco chama a atenção nas imagens do Sol

Um gigantesco filamento se formou recentemente na cromosfera solar e vem chamando bastante a atenção dos observadores. A feição tem cerca de 700 mil km de comprimento e é uma das maiores já vistas nos últimos quatro anos.
Enquanto as manchas solares podem ser facilmente observadas com auxílio de óculos de proteção, algumas feições dominantes da estrela só se tornam visíveis quando olhadas através de equipamentos especiais.



Na imagem acima, registrada através de telescópio h-alpha instalado no observatório solar Apolo11, em São Paulo, vemos uma dessas feições totalmente invisíveis a olho nu, mas que está chamando bastante a atenção dos pesquisadores.

Trata-se de um dos mais longos filamentos solares já observados nos últimos quatro anos e que praticamente corta a metade do disco solar. Seu tamanho estimado é de 700 mil km, quase o dobro da distância entre a Terra e a Lua.

Os filamentos são estruturas muito densas, longas e finas formadas por gases ionizados que se aglutinam acima da cromosfera, ao redor de algumas linhas dominantes do fluxo magnético do Sol.

Essas regiões gasosas são mais frias que o plasma da vizinhança e são mantidas no lugar pela força do intenso campo magnético. Por serem mais frios que as regiões vizinhas os filamentos aparecem nas imagens h-alpha como traços mais escuros. Para facilitar a observação, a cena registrada apresenta as cores invertidas, realçando os detalhes mais tênues.

Se pudéssemos observar os filamentos mais de perto, veríamos que sua aparência se assemelha a uma longa cordilheira, com grandes variações de altura. Alguns cumes podem ultrapassar 100 mil km de altitude.

Quando estão na borda do Sol, do ponto de vista da Terra os filamento parecem muito brilhantes, pois contrastam com o escuro do espaço. Nesta condição eles recebem outro nome passam a ser chamado de proeminências.
Fonte: www.apolo11.com
avatar
bushido

Mensagens : 94
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 47
Localização : por aí...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE SOLAR, TERREMOTOS, VULCÕES, ETC

Mensagem  Martelo em Seg 9 Fev 2015 - 21:43

Muito interessante...

Martelo

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/01/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE SOLAR, TERREMOTOS, VULCÕES, ETC

Mensagem  bushido em Ter 24 Fev 2015 - 14:51

Olá amigos

Lembram daquele filamento? Pois é... Explodiu... Por sorte foi na face oposta ao nosso planeta. Vejam o post
(crédito apolo11.com)

Ruptura em filamento arremessa toneladas de partículas ao espaço


Uma poderosa explosão solar foi observada na manhã de sábado na face oposta da estrela e foi causada pelo rompimento do gigantesco filamento que dias antes estava voltado de frente para a Terra.

A ejeção de massa coronal, CME, ocorreu às 10h40 UTC (08h40 pelo horário de verão de Brasília) e lançou ao espaço bilhões de toneladas de partículas carregadas a mais de 1000 km/s.

A forte explosão foi detectada por diversos satélites que monitoram o Sol, entre eles o telescópio espacial SOHO e o satélite Stereo-A, que atualmente observa a face oposta do Sol, onde ocorreu a ruptura.

O evento ocorreu alguns dias depois que o mesmo filamento estava posicionado em direção à Terra e que devido ao gigantesco tamanho - mais de 700 mil km de comprimento - foi motivo de duas transmissões ao vivo feitas pelo Apolochannel, o canal de vídeo do Apolo11.

O que é um Filamento

Um filamento solar é uma espécie de trilha de plasma que se forma na região da cromosfera e que se mantêm contida pela ação dos intensos campos magnéticos que envolvem o gás.

Normalmente, os filamentos solares são pequenos e ocupam entre 50 mil e 100 mil km de extensão, mas em algumas ocasiões podem crescer muito e formar longas estradas. A espessura varia pouco, quase sempre ao redor de 1000 km de largura, mas podem se erguer a mais de 120 mil km de altura, formando gigantescas cordilheiras de gás incandescente.

As labaredas vistas no limbo do Sol nada mais são que os filamentos vistos contra o fundo negro do espaço. Quando isso acontece passam a se chamar proeminências.

O rompimento de um filamento pode ocorrer por diversos motivos, entre eles alguma instabilidade no campo magnético que o envolve ou então quando a pressão do gás aprisionado se torna tão elevada que o campo magnético não consegue mais conte-lo.

Quando isso acontece, o gás que estava aprisionado se expande abruptamente em direção ao espaço. Se o filamento é pequeno, o gás retorna à superfície do Sol atraído pela intensa gravidade e magnetismo. Caso o filamento seja muito denso, o gás é arremessado tão violentamente que pode escapar do domínio solar e viajar para muito longe e chegar aos diversos planetas do sistema.

Caso atinjam a Terra, as partículas ejetadas podem provocar as chamadas tempestades geomagnéticas, que em sua forma mais branda podem ser vistas na forma das auroras polares. Quando as tempestades são muito intensas podem causar danos bastante sérios em linhas de transmissão de energia, equipamentos a bordo de satélites e panes em sistemas de comunicação e orientação.

O rompimento deste filamento não aconteceu quando este estava voltado para a Terra e a ejeção foi direcionada rumo ao espaço profundo, na direção do planeta Mercúrio, que também não foi atingido.



avatar
bushido

Mensagens : 94
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 47
Localização : por aí...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE SOLAR, TERREMOTOS, VULCÕES, ETC

Mensagem  lastchild em Qua 13 Maio 2015 - 5:39

Como devem ter lido nas notícias, no começo de abril de 2015 encalharam entre 100 e 200 baleias na costa do Japão, um número superior ao de baleias que encalharam pouco antes do Tsunami de 2011 que afetou a usina nuclear. Os japoneses dizem que esses encalhes são sempre um mal sinal porque os animais perderam a orientação devido aos movimentos da Terra.

De modo que logo depois, no fim do mês de abril, houve terremoto no Nepal (que se repetiu ontem) e erupção no Chile. Eu trago mais alguns recortes. O site da Newscientist aponta que mesmo após esse último terremoto a tensão no Nepal está excessivamente alta, e eles estão esperando outros grandes tremores pela frente com grande preocupação. Ainda, o Japão está nervoso. O monte Fuji está com a câmara de magma com pressão mais alta do que em 1707, quando entrou em erupção.

Ao que parece o Tsunami aumento a pressão no monte Fuji que pode acelerar também o grande terremoto numa nova falha descoberta de 35km com o deslizamento de uma parte da montanha. O cálculo de possíveis vítimas imediatas seria de 300 mil (os moradores pensam que serão mais porque a evacuação tem sido muito ruim e todo transporte poderia travar). São notícias que já tem uns 2 ou 3 anos e que podem não ter nada a ver, mas podem também ter tudo a ver então vale refletir:

Nepal hit by second huge earthquake and more are still to come
http://www.newscientist.com/article/dn27506-nepal-hit-by-second-huge-earthquake-and-more-are-still-to-come.html

Pressure in Mount Fuji is now higher than last eruption, warn experts
http://www.wired.co.uk/news/archive/2012-09/06/mount-fuji

Kyojima: Tokyo’s epicenter of disaster risk?
The old, out of options, find themselves living cheek by jowl with young crowd seeking freedom, cheap rent
http://www.japantimes.co.jp/community/2013/12/16/issues/kyojima-tokyos-epicenter-of-disaster-risk/#.VVLl-vlVikp

Surf’s Up: MIT Helps Measure Largest Waves Ever Documented
http://www.bostonmagazine.com/news/blog/2015/05/07/mit-measures-largest-waves-ever-documented/



lastchild

Mensagens : 59
Data de inscrição : 03/10/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE SOLAR, TERREMOTOS, VULCÕES, ETC

Mensagem  Kalandre em Qua 20 Maio 2015 - 12:03

Amigos e amigas.

O clima será mais quente a cada proximidade do verão.

Muitas pessoas sonhando com halos (extremos do sol). Cuidem-se. Faz parte das transformações, até porque o elemento fogo purifica, e o astro Rei também está orquestrando as mudanças.

Paz e Luz
avatar
Kalandre

Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/10/2012
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE SOLAR, TERREMOTOS, VULCÕES, ETC

Mensagem  Martelo em Qua 20 Maio 2015 - 22:41

Muitas comunidades no Facebook tem postado notícias a respeito de intensas atividades vulcânicas em todo o planeta nas últimas semanas - um efeito combinado de ondas solares com o já derradeiro respiro de Gaia.

Martelo

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/01/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE SOLAR, TERREMOTOS, VULCÕES, ETC

Mensagem  lastchild em Qui 13 Ago 2015 - 11:21

Martelo escreveu:Muitas comunidades no Facebook tem postado notícias a respeito de intensas atividades vulcânicas em todo o planeta nas últimas semanas - um efeito combinado de ondas solares com o já derradeiro respiro de Gaia.

Realmente é um momento conturbado. Eu venho tentando entender os significados disso para além de nosso espaço físico (que é uma extensão da substância do mundo espiritual).

lastchild

Mensagens : 59
Data de inscrição : 03/10/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE SOLAR, TERREMOTOS, VULCÕES, ETC

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 23 de 23 Anterior  1 ... 13 ... 21, 22, 23

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum