LUGARES PARA UM NOVO PARADIGMA DE EXISTÊNCIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

LUGARES PARA UM NOVO PARADIGMA DE EXISTÊNCIA

Mensagem  Convidad em Qui 23 Jun 2011 - 0:38

Olá Pessoal,

Estou abrindo este tópico com a intenção de trocarmos idéias sobre locais em nosso país que são propícios àqueles que desejam se reinstalar em virtude da busca de um novo paradigma de vida, tão importante nestes dias que estamos vivendo.

Abs,

Martelo

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LUGARES PARA UM NOVO PARADIGMA DE EXISTÊNCIA

Mensagem  Convidad em Qui 23 Jun 2011 - 1:00



A primeira vez que ouvi falar na bela Gonçalves (MG) foi no programa "No Coração do Brasil", apresentado na Band pelo nosso querido José Luiz Datena. Encantei-me com um local tão singelo perdido na Serra da Mantiqueira, com paisagens deslumbrantes e uma energia maravilhosa.

É uma pena que não acho na Internet a gravação do programa - o que vem a ser desapontador, pois foi algo de encher os olhos, mas no site da Band tem algumas fotos:



Na primeira foto, temos o Datena caminhando por um corredor de cerejeiras. Pena que a foto não irá trazer toda a beleza que pudemos observar no programa de televisão. Mas... Quem quiser conhecer e se encantar, há de se ir pessoalmente a Gonçalves!



Um pouco sobre Gonçalves


Muito antes de a história acontecer nas terras que hoje conhecemos por Gonçalves, nascia em Portugal Policarpo Teixeira de Andrade de Queiroz, em 26 de janeiro de 1808, na cidade de Advire. Criado pelo seu tio Joaquim José de Queiroz, adquiriu uma boa formação em letras e manipulação de fórmulas. Aos dezessete anos, interessado nas riquezas de Minas Gerais, veio para São João D`el Rei, em busca de ouro, fortuna e tudo que ouviu dizer sobre a Colônia.

Policarpo não educou apenas filhos, educou líderes comunitários que mais tarde fundariam um partido liberal em Pouso Alegre. Nos anos de 1873 a 1877, Policarpo Junior presidiu o partido e fundou o jornal liberalista “O Mineiro”, juntamente com seus irmãos Joaquim e Luiz. O partido se extinguiu quando Policarpo Junior adoeceu e foi se tratar em Penha do Rio Peixe (hoje Itapira). Durante sua recuperação, Policarpo Junior fez e cumpriu uma promessa a Nossa Senhora das Dores; doou seis alqueires de terra da Fazenda Rio Manso, situada na divisa entre Minas e São Paulo, para construção de uma capela. Em 1878 a capela já estava construída de sapé e taipa, foi transferida em 1897, por sentença judicial, para as margens do rio Sapucaí local da atual matriz.

O povoado começava a crescer e já contava com alguns estabelecimentos comerciais quando em 1909 o Capitão Antonio Carlos elevou Gonçalves a Distrito de Paz, trouxe agência dos Correios e o cartório de Registro Civil, além de lavrar em ata a fundação da Lira Nossa Senhora das Dores que existe até hoje.
O povo de Gonçalves a partir de então passou a lutar pela emancipação política, visando o desligamento do município de Paraisópolis. Em 30 de dezembro de 1962 foi concedida a autonomia a diversos municípios mineiros, entre eles Gonçalves. Finalmente em Primeiro de março de 1963, deu-se a instalação oficial do novo município de Gonçalves.
O município de Gonçalves está situado no extremo Sul de Minas Gerais, em plena Serra da Mantiqueira, a 1350 m de altitude, entre Campos do Jordão e Monte Verde. A 190 Km de São Paulo, no topo da serra da Mantiqueira, Gonçalves possui uma exuberante paisagem natural, com florestas de araucárias, belíssimas cachoeiras, penhascos que chegam a 2.100m de altitude e inúmeros cursos d`água. Tudo isso faz de nossa região o lugar ideal para a prática de turismo rural, esportes radicais, caminhadas, ou simplesmente um delicioso banho de cachoeira.

O clima é subtropical de altitude com temperatura que varia entre a mínima de -7º C e máxima de 30º C. No inverno as baixas temperaturas atraem muitos turistas oriundos principalmente de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e do Sul de Minas.

Possui um conjunto paisagístico singular, com montanhas rochosas, relevo tipicamente acidentado, florestas remanescentes da mata atlântica, picos de até 2100 m de altitude, cachoeiras com águas cristalinas, rica fauna e flora silvestre exuberante, recebendo o cognome carinhosos de "A Pérola da Mantiqueira".

Com uma economia basicamente agropecuária, hoje o município se destaca como polo turístico da Serra da Mantiqueira, devido ao seu agradável clima sub-tropical de altitude, sua belíssimas cachoeiras e suas características interioranas que não se perderam com o passar dos anos.

Várias expressões culturais são encontradas em Gonçalves, tais como: escultura em madeira e móveis artesanais. Além disso Gonçalves foi adotado como lar por artistas plásticos e artesãos que vieram aqui se inspirar.

A culinária regional também merece atenção especial. Receitas tradicionais Sul Mineiras como tutu de feijão, broa de milho e queijo fresco podem ser apreciadas em vários restaurantes e pousadas, preparadas em antigos fornos e fogões a lenha, como manda a tradição.


CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS DE GONÇALVES NO GOOGLE!


CLIQUE AQUI PARA VER VÍDEOS DE GONÇALVES NO YOUTUBE!




Um novo paradigma está a chamar àqueles que o desejam. E locais como a bela e pacata Gonçalves estão aí para nos mostrar o quanto isso é possível, desejável e altamente necessário.

Abs,

Martelo

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LUGARES PARA UM NOVO PARADIGMA DE EXISTÊNCIA

Mensagem  Convidad em Qui 13 Out 2011 - 19:48

Olá a Todos,

Venho aqui prestar uma singela homenagem a todos os amigos e conhecidos que, ouvindo o chamado, estão abandonando as áreas litorâneas e rumando para o interior. Dedico este especialmente àqueles que escolheram as Alterosas como destino.

Minas Gerais, terra de força, ferro e fé. Acolha estes teus filhos e seja um baluarte de luz a inaugurar a Nova Era.



Abs,

Martelo

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LUGARES PARA UM NOVO PARADIGMA DE EXISTÊNCIA

Mensagem  Convidad em Seg 31 Out 2011 - 2:21



Boa Esperança - MG

Já faz algum tempo que ando pesquisando as cidades do sudoeste mineiro, pois senti uma energia muito legal naquela região. E, entre as cidades dali, me encantei especialmente com a bela Boa Esperança.



Encravada nas montanhas, Boa Esperança fica às margens do Lago Artificial da Represa de Furnas, cujas águas dão a esta maravilhosa cidade uma interessante aparência de cidade praiana.



A cidade foi imortalizada na conhecida canção de Lamartine Babo chamada "Serra da Boa Esperança". A Serra em questão é um dos grandes cartões postais do interior de Minas Gerais, ostentando natureza abundante e nos convidando à meditação e ao bem viver.



E até praia tem aqui! Em pleno coração das Alterosas!



Toda a região é agraciada com ótimas vibrações carregadas de paz e deslumbrantes paisagens. Basta dizer que Boa Esperança fica a poucos quilômetros de Carmo da Cachoeira, cidade onde está instalada a Fazenda Figueira, de Trigueirinho.



Mais sobre Boa Esperança:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boa_Esperan%C3%A7a_(Minas_Gerais)



Abs,

Martelo

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LUGARES PARA UM NOVO PARADIGMA DE EXISTÊNCIA

Mensagem  Convidad em Qua 2 Nov 2011 - 1:44



Praia Grande - SC



Este aqui é um caso interessante. Sonhei com este lugar, e no sonho eu estava lá durante o período tribulacionista. Não fazia a menor idéia de onde era, só sabia intuitivamente que ficava ao sul de Santa Catarina. Pois é, procurei na Internet e encontrei o local, exatamente da maneira que eu havia sonhado.



Praia Grande é um lugar acolhedor, bem na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Apesar do nome, a cidade não fica a beira-mar. Trata-se de uma localidade muito simpática, mas o que chama a atenção no lugar são seus canyons:



Energia das rochas, energia das águas, energia do ar em um único lugar!



Praia Grande na Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_Grande_(Santa_Catarina)



Abs,

Martelo

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

MATERIA MUITO INTERESSANTE

Mensagem  Angel em Sex 4 Nov 2011 - 12:07

Martelo e demais amigos do Forum... compartilho com voces esta interessante materia...

http://veja.abril.com.br/230708/p_110.shtml Smile

Angel

Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/11/2010
Localização : Sáo Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LUGARES PARA UM NOVO PARADIGMA DE EXISTÊNCIA

Mensagem  Convidad em Sex 4 Nov 2011 - 12:40

Olá Angel,

O texto tem um forte cunho estatístico, mas vem nos mostrar uma coisa muito interessante: O quanto este vasto Brasil tem muitos e muitos rincões, cada um com sua característica, aonde, com certeza, aqueles que queiram viver um novo paradigma poderão se achar.

Tanto vale para aqueles que buscam uma vida mais tranquila, como também aqueles que não querem fugir do concreto e do asfalto, hehehe. E, vivemos numa acolhedora cultura, onde certamente todos os brasileiros se reconhecem como irmãos e aceitam de bom grado aqueles que vêm para somar em suas comunidades.

Todos podem buscar um cantinho, um lar. Afinal, como já dizia o ditado, o Lar é onde está o coração.

Abs,

Martelo

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LUGARES PARA UM NOVO PARADIGMA DE EXISTÊNCIA

Mensagem  Convidad em Seg 30 Set 2013 - 22:51


Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LUGARES PARA UM NOVO PARADIGMA DE EXISTÊNCIA

Mensagem  Kalandre em Qua 5 Mar 2014 - 11:13

Bom dia, amigos e amigas.

Acho interessante que possam escolher os locais para viverem novos paradigmas, novos começos, com o coração aberto. É claro que ir para um local mais próximo da natureza, poucas energias estressantes (eletromagnetismo de celulares, televisores, redes elétricas potentes, corre-corre do dia a dia), entre outros detalhes, são finais favoráveis também.

Abraços

Kalandre

Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/10/2012
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LUGARES PARA UM NOVO PARADIGMA DE EXISTÊNCIA

Mensagem  Martelo em Qui 6 Mar 2014 - 19:10

Olá Amigo Kalandre,

É dito que o lar é onde está o coração... E, acredito muito piamente que não basta somente escolhermos um lugar que em teoria seja belo... Precisamos também ressoar com o tal lugar.

Precisamos de uma cidade cujas praças nos digam coisas escondidas por detrás dos verdes de suas árvores. É algo que precisa ser sentido com o chacra cardíaco, decerto.

Eu encontrei um lugar assim. Penso eu que sob vários aspectos talvez não fosse a cidade em que eu sonharia em morar, mas é o lugar com o qual eu ressoo. Estou plasmando nas consciências superiores um caminho que leve a poder residir lá. Se for da vontade da Providência, haverei de concretizar esta vibração.

Abraços do Seu Irmão,

Martelo

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/01/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LUGARES PARA UM NOVO PARADIGMA DE EXISTÊNCIA

Mensagem  Kalandre em Sex 7 Mar 2014 - 16:18

De fato, Darcy, onde o coração está assentado, ali será a sua casa.

A Providência ditará os caminhos de cada um, em conjunto com a verdade do coração.

Sigamos em frente.

Kalandre

Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/10/2012
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: LUGARES PARA UM NOVO PARADIGMA DE EXISTÊNCIA

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum